Depois de anos de especulações, provocações em redes sociais feitas pelo próprio Elon Musk e ajustes para data de lançamento, finalmente a Tesla mostrou o seu robotáxi. Seu táxi 100% autônomo foi batizado como Tesla Cybercab, inspiração clara no Cybertruck.
O novo táxi da empresa de Elon Musk é basicamente um carro de aplicativo de direção autônoma. Ou seja, ele serve para levar pessoas sozinho, sem nenhum ser humano o controlando.
Durante o evento de apresentação, cerca de 20 unidades do Cybercab estavam em exposição, oferecendo até passeios gratuitos como forma de apresentação do produto.
Segundo o bilionário, a Tesla começará a produção do modelo em 2026. Mas, o mesmo afirmou ser muito “otimista” com os cronogramas. No entanto, mesmo assim Musk afirmou que a produção começará antes de 2027 e cada carro custará mesmo de US$ 30.000.
Mas o dono da Tesla não costuma ser muito assertivo quando o assunto são prazos. Um grande exemplo disso foi o caso do prometido carro elétrico mais barato que o Model 3, que foi deixado de lado por conta do projeto de robotáxis.
Além disso, o projeto do Cybercab não fica fora disso. Em 2019, Elon Musk prometeu que mais de 1 milhão de robotáxis estariam nas ruas até o ano seguinte – algo que, claramente, não aconteceu.
E situações como estas citadas estão aborrecendo investidores. Tanto que as ações da Tesla caíram cerca de 7% após anúncio dos robotáxis. Isso ocorreu principalmente pela forma abordada por Musk na apresentação do Cybercab, que informou apenas detalhes técnicos sobre o modelo, mas ignorou tópicos importantes sobre regulamentação ou como funcionará a operação dos carros.
Independente disso, o Tesla Cybercab foi apresentado oficialmente e traz um visual futurista esperado, assim como o Cybertruck. Algumas linhas do carro são familiares de carros da Tesla, como o formato da carroceria.
Um grande foco da Tesla para este robotáxi é a aerodinâmica. Por conta disso, as rodas são totalmente fechadas, com objetivo de ganhar mais quilômetros de autonomia elétrica.
O modelo possui apenas duas portas, que abrem para cima, como asas de borboleta, indicando que pode levar apenas dois passageiros. E isso se confirma pelos dois assentos frontais do carro.
Por dentro há alguns elementos que valem destaque, como a falta de retrovisores, volantes e pedais, já que nada disso será usado, pois a condução do carro é totalmente autônoma. No centro do painel há uma grande tela, que provavelmente mostrará informações sobre rota, ou até mesmo publicidades.
A empresa segue sem informar nenhuma informação sobre qual trem de força será usado no Tesla Cybercab. Mas, caso a programação passada por Musk seja seguida, no ano que vem (talvez) poderemos descobrir a motorização do novo táxi autônomo da marca.