A Chery e a Jaguar Land Rover têm uma joint-venture na China há 12 anos na China e também há colaboração da JLR com o desenvolvimento de suspensões dos carros da fabricante chinesa. Contudo, agora chegou a vez da Chery ajudar a JLR.
Marca de luxo da Chery, a Exeed assinou um acordo de cooperação estratégica com a JLR. Este acordo permite que os próximos carros carros da Jaguar Land Rover sejam baseados em plataformas desenvolvidas pela Exeed.
Estas plataformas já estão escolhidas. Uma delas é a arquitetura modular M3X, também conhecida na China como T2X. Ela foi desenvolvida em parceria com a Benteler e é dedicada a carros a combustão e híbridos plug-in, sendo o maior interesse da JLR a segunda opção.
A plataforma M3X pode ser equipada com a motorização “Super Hybrid” da Chery, que combina um motor a combustão, dois elétricos e um câmbio de três marchas, sistema usado no Brasil pelo Caoa Chery Tiggo 8 Pro. A interação entre os motores resulta em 11 marchas, eficiência térmica e autonomia superior a 1.000 km. Esta combinação de motor e plataforma já é usada pelo Exeed RX PHEV.
A segunda plataforma que será adotada pela JLR é a E0X. Desenvolvida em conjunto pela Chery e Huawei, esta arquitetura é a base dos quatro carros mais modernos fabricados pela Chery, os Exlantix ES, Exlantix ET, Luxeed S7 e Luxeed R7.
Ela é adequada para carros elétricos ou de alcance estendido, que utilizam um pequeno motor elétrico apenas como gerador. Além disso, a plataforma também possui sistema de alta tensão de 800 V e tecnologias avançadas de condução. No geral, está é uma arquitetura de ponta, adequada para carros JLR.
Ainda não há previsão de quais modelos da JLR utilizarão e nem quando a empresa adotará as novas plataformas. No entanto, é uma grande economia de tempo e dinheiro para a empresa, por não ter de desenvolver sua própria tecnologia.