Jipe elétrico da GM tem telas na traseira para falar com outros motoristas
Em tela com pouco mais de um metro é possível mandar emojis, sinais de emergência ou simplesmente mostrar as horas
Imagina poder mandar recados para quem está atrás de você no trânsito. Isso será possível no Baojun Yep, um pequeno carro elétrico da joint-venture entre a General Motors e a chinesa SAIC. É um pequeno jipe elétrico, quase um clone do Suzuki Jimny, mas com telas interligando as lanternas traseiras.
Na verdade, parece ter um smartwatch na traseira, porque ele tem uma tela quadrada e outra comprida, lembrando muito um Apple Watch e sua pulseira. Segundo a fabricante, a ideia não é xingar ninguém, mas exibir emojis, deixar um relógio com as horas e até mesmo dar um aviso de emergência.
A tela “pulseira” tem cerca de um metro e comprimento e 26 cm de largura. O relógio mesmo tem 300 x 256 mm. Também é possível criar jogos ou, como diz a fabricante, “ajudar a nova geração a expressar sua personalidade”. Coisa para a geração Z.
Como é o Jimny elétrico chinês?
O pequeno SUV de duas portas tem um motor elétrico de 68 cv (50 kW) e 14 kgfm, montado no seu eixo rígido traseiro. É o suficiente para levar os 1.006 kg à máxima de 100 km/h. Sem detalhar a bateria, a fabricante já anunciou autonomia de 303 km, o suficiente para deslocamentos na cidade.
O Baojun Yep é até menor que um Suzuki Jimny: tem 3,38 m de comprimento contra os 3,65 m do Suzuki, além de 1,68 de largura, 1,72 de altura e 2,11 de entre eixos.
Os faróis e lanternas compostos por pontos de leds dão um ar de modernidade às linhas retas, enquanto os para-lamas com bordas alargadas e o rack no teto provocam o aspecto off-road, com saias laterais também robustas.
A parte inferior em preto vai até o para-choque dianteiro que também ganha uma grade que une os faróis, com um grande formato de barra. Já na traseira, ele tem um conjunto de lanternas verticais e o porta malas abre lateralmente.