Quando falamos de carro a hidrogênio, muitos logo associam o assunto à Toyota e ao seu sedã Mirai. Mas a montadora japonesa não é a única que atua nesse segmento. A Hyundai não só vende o SUV Nexo, como também tem uma marca de negócios dedicada ao uso e pesquisa com o hidrogênio chamada HTWO. E é daí que vem o mais novo conceito da montadora coreana.
O Hyundai Initium foi feito não só para mostrar os avanços da montadora nos estudos de veículos movidos a células de combustível a hidrogênio (FCEV), como também inaugura a linguagem visual batizada de “Art of Steel”, ou “Arte do Aço” na tradução direta.
O Initium é um SUV robusto com linhas acentuadas e retilíneas. Sua forma mais quadrada é quebrada levemente por um suave caimento na traseira, mas está longe de ser um cupê. As rodas grandes, de 21’’, ajudam a passar essa visão de imponência e os para-lamas circulares quebram um pouco as formas retas que predominam no carro. Há ainda um quarto vidro na lateral, atrás do pilar C, que chama atenção pelo seu formato bem incomum.
Outro detalhe é o constante uso de quatro quadrados nas luzes. Podemos vê-los na extremidade dos para-choques — onde ficam os faróis principais — na grade e nas luzes traseiras. Eles representam o logo da HTWO representado pelo sinal “+” e cercado por duas barras, como se estivesse em uma caixa.
Sobre o carro, a Hyundai diz que aumentou a capacidade da pilha e da bateria, fazendo o Initium chegar aos 203 cv. É mais do que o SUV Nexo, que tem 183 cv e já até foi trazido ao Brasil para demonstrações.
A autonomia, por outro lado, não parece ter aumentado muito. A Hyundai afirma que o Initium pode rodar “mais de 650 km entre uma recarga e outra”. É um número semelhante ao do Nexo, que tem autonomia declarada de 666 km (ciclo WLTP). Para chegar nesse valor, a marca combinou grandes tanques de combustível com a aerodinâmica, aplicando isso, por exemplo, nas rodas de design fechado para melhorar a eficiência.
Ainda não sabemos como o Initium será por dentro, já que não foram mostradas fotos do interior. Tudo o que temos são as descrições da própria Hyundai, que afirma que o SUV tem “um nível impressionante de espaço interior e versatilidade” e “um amplo espaço para passageiros da segunda fila”.
A Hyundai tem noção de que carros FCEV não são unanimidade e a cadeia de abastecimento ainda é pequena. Por isso, o Initium vem com planejador de rotas, que permite ao motorista saber exatamente onde estão os postos de hidrogênio e qual o seu status de funcionamento e até a fila de espera.
O Initium também terá um segundo bucal, mas que não será para abastecimento ou carregamento. Os FCEV usam o hidrogênio para gerar eletricidade, com isso a Hyundai tratou de colocar a tecnologia V2L (Vehicle To Load). Logo, assim como vemos nos elétricos, é possível usar a energia elétrica armazenada na bateria do SUV para carregar outros veículos ou para abastecer uma residência, já que seu conector externo foi feito para tomadas domésticas de 220 V.
O Hyundai Initium será apresentado oficialmente no Salão de Los Angeles, nos EUA, e no Salão de Guangzhou, ambos agora no mês de novembro. A versão mostrada ainda será um conceito, porém, o modelo de produção deve estrear no mercado já no primeiro semestre de 2025.