A Great Wall Motors (GWM) realiza nesta quarta-feira (23) seu lançamento oficial como marca no Brasil, mesmo meses depois da divulgação de seus grandiosos planos. A novidade, agora, fica por conta de números que deverão colocar medo na concorrência do Haval H6, o primeiro carro da GWM, que chega em 2023 ainda importado.
Concorrente das versões mais caras do Jeep Compass (a diesel) e das mais baratas do Jeep Commander, o Haval H6 terá o conjunto mecânico como um de seus destaques. Ele será um híbrido plug-in (com recarga em rede elétrica) com três motores, sendo um a combustão na dianteira e outros dois elétricos, um em cada eixo – ou seja, a tração é integral.
Por estar alinhado à tecnologia DHT da GWM, o sistema coloca os motores elétricos como prioridade na tração do SUV, deixando o motor a combustão como auxiliar para situações de maior esforço. É justamente o contrário de outros híbridos do mercado, onde os elétricos servem como auxiliares. No H6, o motor a gasolina entra acima dos 140 km/h ou acima de 50% de pressão no pedal do acelerador.
GWM Haval H6 é SUV híbrido que acelera como esportivo e faz até 28,7 km/l
Assim, além de uma experiência mais próxima de um carro elétrico na condução, o Haval H6 promete números de consumo bem melhores por utilizar menos o motor a combustão. Segundo a marca, o modelo chega às médias de 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada, em ciclo brasileiro (NBR).
Outra vantagem está no tamanho da bateria, de 34 kWh, que promete ser grande o suficiente para uma autonomia projetada de até 170 km no modo puramente elétrico, também em ciclo NBR. A marca promete, para depois, versões com 200 km de autonomia no modo elétrico.
A transmissão terá duas marchas apenas para o motorna combustão, sendo uma pra médias e outra para altas velocidades, para criar um melhor cenário entre desempenho e consumo. Em baixas velocidades, como já dito, os motores elétricos atuarão sem o uso deste câmbio.
Segundo a GWM, a recarga do H6 em corrente rápida, DC, é feita de 10 a 80% em 29 minutos. Em corrente lenta, AC, a recarga total pode levar até 10 horas.
Ao gosto do brasileiro
A GWM promete que o Haval H6 terá diversos ajustes para atender ao gosto do brasileiro, tanto no visual, quanto na mecânica. Na aparência, a marca aponta que substituiu grande parte dos cromados por apliques em preto brilhante – como em molduras das janelas, racks de teto e demais frisos decorativos. As rodas, diamantadas e de 19 polegadas, são exclusivas para o Brasil.
No que diz respeito à mecânica, a chinesa diz que trabalha em ajustes específicos de suspensão e direção para “suportar as condições das estradas brasileiras” e ficar como o consumidor local gosta. Os ajustes serão feitos no nível de maciez, para ter respostas mais rápidas, diretas e firmes, além de uma relação de giro do volante aprimorada.
Cobertura nacional
Além dos planos sobre produtos, como o Haval H6 e uma futura picape híbrida, a Great Wall Motors também chegará ao Brasil amparada por uma grande rede de vendas e serviços. A cobertura, garante a empresa, será nacional.
Para isso, a GWM anunciou que chegará em 2023 já com 50 pontos de vendas e serviços iniciais, nas principais cidades brasileiras. Logo na estreia serão 30 pontos, que crescerão para 50 ainda no primeiro semestre de 2023, quando o Haval H6 será oficialmente lançado. Até o segundo semestre de 2024, a marca planeja ter 133 pontos pelo país.
Serão ao menos 28 grupos que representarão a marca em todas as regiões do país. Entre os principais estão Alta, Carrera, Dahruj e Germânica no Sudeste; Bamaq, Canopus e Navesa no Norte e no Centro-Oeste; PG Prime e Newland no Nordeste; Tozzo, IESA e Dimas no Sul.
Entre comodidades prometidas, estão o delivery do veículo, que poderá ser comprado em uma loja física ou no site da GWM, e será entregue na casa do comprador, e um carro de cortesia em casos de serviços de maior complexidade a serem realizados em seus modelos. Além das lojas, alguns shoppings centers oferecerão test drive dos carros da marca.