Uma polêmica à italiana começou no dia seguinte da apresentação do Alfa Romeo Milano. O Ministro italiano das Empresas e do ‘Made in Italy’, Adolfo Urso sugeriu que o SUV compacto da Alfa Romeo teria um nome ilegal.
“Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Isto é proibido pela lei italiana”, afirmou Urso, citado pela Reuters. “Esta lei estipula que não é possível influenciar de forma enganosa os consumidores. Por isso um carro chamado Milano tem que ser fabricado na Itália”, acrescentou.
No meio disso está a lei de sonoridade italiana, promulgada em 2003, que proíbe que nomes e falsas indicações sugiram que um produto seja italiano quando não é feito na Itália. A Stellantis decidiu fabricar o Alfa Romeo Milano na Polônia e vem insistindo na necessidade de incentivos para alcançar 1 milhão de carros fabricados na Itália por ano, um pedido do governo local.
Inicialmente, a Stellantis não quis comentar. Agora, decidiu abandonar a homenagem à cidade onde a fabricante foi fundada e o SUV tem um novo nome: Alfa Romeo Junior.
“Decidimos mudar, mesmo sabendo que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar as emoções positivas que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia”, disse o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato.
Esta mudança é importante por diversas razões: primeiro, destaca a sensibilidade da Alfa Romeo em relação às preocupações legais e de marketing, demonstrando sua disposição para se adaptar às circunstâncias.
Em nota, a Alfa Romeo disse acreditar que o nome Milano cumpria todos os requisitos legais, mas que existem questões muito mais importantes do que o nome de um carro novo.
Mas a fabricante também agradeceu ao governo italiano por toda a exposição dada ao seu novo carro.
“A equipe Alfa Romeo gostaria de agradecer ao público pelo feedback positivo, à rede de concessionários italiana pelo seu apoio, aos jornalistas pela enorme atenção dada ao novo automóvel e ao governo pela publicidade gratuita suscitada por este debate”, disse o comunicado.
O fato deu um enorme destaque ao SUV compacto da Alfa Romeo: por conta do agora chamado Junior, o número de acessos ao configurador do carro aumentou tanto que chegou a ficar fora do ar por algumas horas. Um bom sinal para as vendas do Alfa Romeo polonês.
Além disso, o nome Junior tem relação histórica com a marca. O modelo GT 1300 Junior, lançado em 1966, foi um sucesso, e teve mais de 92.000 unidades. Era uma versão do Giulia voltada para um público mais jovem. É exatamente o público que o novo Junior, agora elétrico, quer conquistar.