Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este Porsche 911 elétrico tem motor Tesla e vale quase R$ 3 milhões

Este restomod combina a carroceria de um Porsche 911 a toda a brutalidade do trem de força elétrico de um Tesla Model S

Por Lucas Parente
Atualizado em 22 set 2024, 08h56 - Publicado em 22 set 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Kalmar é uma empresa dinamarquesa especializada em restomods, versões modernizadas de carros antigos, e focada principalmente no Porsche 911. Para delírio de alguns e fúria de outros, a marca desenvolveu um novo modelo, que combina carroceria do 911 com a motorização do Tesla Model S.

    Não se trata de mero ‘swap’ de motor. A Kalmar analisou o conjunto de carroceria e motor elétrico e melhorou, principalmente, o seu desempenho. E assim nasceu o chamado 7-97 E-Volt.

    Todo o processo começou quando encontraram um Porsche 911 da geração 964 sem motor.  A empresa então reconstruiu o veículo, mantendo peças originais sempre que possível. Ou mantendo a matéria prima: dizem ter derretido peças de alumínio e até o vidro para refazer os componentes.

    kalmar-7-97-e-volt_100942801_h
    (Kalmar/Divulgação)

    Foram ainda mais além na carroceria, que é feita de um material leve à base de linho. O material também foi utilizado no interior para reduzir ainda mais o peso do esportivo, já prevendo o peso extra do sistema elétrico. Todo esse processo deixou o 7-97 E-Volt com um peso muito semelhante ao 911 original, algo em torno de 1.300 kg.

    Continua após a publicidade

    Outro grande foco da Kalmar neste projeto foi a aerodinâmica do carro e o alto nível de downforce. Segundo a empresa, o downforce aumentou em 30% na frente e 20% na traseira em comparação ao modelo original. Há ainda um spoiler traseiro que pode fazer o carro chegar a um ganho de 60% no downforce, dependendo da velocidade.

    kalmar-7-97-e-volt_100942804_h
    (Kalmar/Divulgação)

    Montado na traseira está o único motor elétrico com 450 cv de potência do Tesla Model S. Ele trabalha em conjunto de uma bateria de 63 kWh de capacidade, dividida entre o eixo dianteiro e traseiro para melhor distribuição de peso.

    De acordo com a Kalmar, o modelo pode alcançar os 100 km/h em menos de quatro segundos. Isso é mais do que qualquer 911 de geração 964 conseguiu fazer.  A autonomia é de 290 km com apenas uma carga. Como não há relação de câmbio em carros elétricos, o condutor pode escolher dois modos diferentes de condução: Eco e Sport.

    Continua após a publicidade
    kalmar-7-97-e-volt_100942803_h
    (Kalmar/Divulgação)

    Como qualquer outro carro, o Kalmar 7-97 E-Volt possui diversos recursos tecnológicos como direção elétrica, ar-condicionado digital, faróis em led, sistema de infoentretenimento com conectividade Apple CarPlay.

    Compartilhe essa matéria via:

    Os compradores do modelo também poderão escolher qual tipo de freio o modelo utilizará. A empresa oferece discos de freio de aço ou um conjunto de carbono-cerâmico, mais leve e tolerante à fadiga.

    kalmar-7-97-e-volt_100942797_h
    (Kalmar/Divulgação)

    O restomod elétrico deste 911 parte de aproximadamente € 450.000, algo em torno de R$ 2,7 milhões. A Kalmar afirma que, caso algum proprietário queira, pode realizar outro swap de motor e fazer o carro voltar a rodar com gasolina.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.