A Kalmar é uma empresa dinamarquesa especializada em restomods, versões modernizadas de carros antigos, e focada principalmente no Porsche 911. Para delírio de alguns e fúria de outros, a marca desenvolveu um novo modelo, que combina carroceria do 911 com a motorização do Tesla Model S.
Não se trata de mero ‘swap’ de motor. A Kalmar analisou o conjunto de carroceria e motor elétrico e melhorou, principalmente, o seu desempenho. E assim nasceu o chamado 7-97 E-Volt.
Todo o processo começou quando encontraram um Porsche 911 da geração 964 sem motor. A empresa então reconstruiu o veículo, mantendo peças originais sempre que possível. Ou mantendo a matéria prima: dizem ter derretido peças de alumínio e até o vidro para refazer os componentes.
Foram ainda mais além na carroceria, que é feita de um material leve à base de linho. O material também foi utilizado no interior para reduzir ainda mais o peso do esportivo, já prevendo o peso extra do sistema elétrico. Todo esse processo deixou o 7-97 E-Volt com um peso muito semelhante ao 911 original, algo em torno de 1.300 kg.
Outro grande foco da Kalmar neste projeto foi a aerodinâmica do carro e o alto nível de downforce. Segundo a empresa, o downforce aumentou em 30% na frente e 20% na traseira em comparação ao modelo original. Há ainda um spoiler traseiro que pode fazer o carro chegar a um ganho de 60% no downforce, dependendo da velocidade.
Montado na traseira está o único motor elétrico com 450 cv de potência do Tesla Model S. Ele trabalha em conjunto de uma bateria de 63 kWh de capacidade, dividida entre o eixo dianteiro e traseiro para melhor distribuição de peso.
De acordo com a Kalmar, o modelo pode alcançar os 100 km/h em menos de quatro segundos. Isso é mais do que qualquer 911 de geração 964 conseguiu fazer. A autonomia é de 290 km com apenas uma carga. Como não há relação de câmbio em carros elétricos, o condutor pode escolher dois modos diferentes de condução: Eco e Sport.
Como qualquer outro carro, o Kalmar 7-97 E-Volt possui diversos recursos tecnológicos como direção elétrica, ar-condicionado digital, faróis em led, sistema de infoentretenimento com conectividade Apple CarPlay.
Os compradores do modelo também poderão escolher qual tipo de freio o modelo utilizará. A empresa oferece discos de freio de aço ou um conjunto de carbono-cerâmico, mais leve e tolerante à fadiga.
O restomod elétrico deste 911 parte de aproximadamente € 450.000, algo em torno de R$ 2,7 milhões. A Kalmar afirma que, caso algum proprietário queira, pode realizar outro swap de motor e fazer o carro voltar a rodar com gasolina.