O BYD Dolphin consagrou-se como um fenômeno no mercado brasileiro. Lançado no último mês de julho, o carro elétrico bagunçou a concorrência e, em agosto, passou a ocupar o posto de elétrico mais vendido do país. Agora seus adversários terão mais um motivo para temer: o compacto chinês ganha mais uma versão, a Plus, por R$ 179.800 – contra R$ 149.800 da versão de entrada.
No visual, o Dolphin Plus diferencia-se da versão de entrada pelos para-choques, que ganham aspecto mais esportivo e têm novos apliques. A carroceria adota ainda combinações de duas cores no estilo saia e blusa, cujas tonalidades são repetidas nas rodas, que também são novas e maiores, de 17″ (a única versão vendida atualmente por aqui tem rodas de 16″).
Como na versão mais barata, o interior segue a combinação de cores do exterior. Ele mantém o bom nível de acabamento, com mistura de materiais e texturas (com direito a partes acolchoadas no painel), e o desenho moderno, com linhas e detalhes que remetem à temática dos oceanos.
Também seguem o quadro de instrumentos digital representado por uma tela de 5″ e a central multimídia, que tem 12,8″ e rotação para ser utilizada na vertical ou na horizontal. O teto solar panorâmico, entretanto, é uma adição do novo topo de linha, assim como o ajuste elétrico dos bancos da frente.
Novidades também valem no pacote de condução autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos e leitura de placas de trânsito.
As diferenças não param em aparência e tecnologia, porém, já que o Dolphin Plus também tem mudanças em motor e bateria. Ele é equipado com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm. Com esses atributos, o modelo promete ir de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos, segundo dados de fábrica, e se torna mais potente (e barato) que o GWM Ora 03 GT.
A versão de entrada tem 95 cv e 18,4 kgfm, além de uma bateria de 44,9 kWh que garante 291 km de autonomia no padrão Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a BYD, acontece 10,9 segundos. Já o Dolphin Plus tem bateria de 60,5 kWh, com autonomia, em ciclo WLTP, de 427 km (dados do Inmetro ainda serão divulgados).
Os números de aceleração e autonomia são os declarados pela BYD, já que a nova versão ainda não foi disponibilizada para testes e não há números para comparações com os obtidos por QUATRO RODAS na versão de entrada.