Quando chegou, o BYD Dolphin prometia ser um sucesso de vendas e muito disso vale pelo conjunto da obra. Ele veio com um bom nível de equipamentos, aliado ao espaço interno generoso, duas características que faltam nos rivais. Tudo isso pelo preço de R$ 149.800 que, na época do lançamento, era menos do que Renault e Caoa Chery pediam por Kwid E-Tech e iCar. Não é à toa que a previsão virou realidade.
Em setembro, foram 1.036 emplacamentos, mais do que qualquer outro elétrico do país. Esse número também é maior do que de veículos que, na teoria, deveriam ter mais saída. É o caso do Honda City, tanto hatch como sedã, que tiveram cerca de 600 unidades emplacadas, cada.
Um detalhe importante é que, até o agosto, o Volvo XC40 era o elétrico mais vendido no acumulado de 2023, com 1.071 unidades – quase o número de emplacamentos do BYD em setembro. Contabilizando o mês de setembro, o Dolphin supera com uma certa folga o SUV. São 1.503 emplacamentos para o BYD, contra 1.146 do Volvo.
O “efeito Dolphin” não foi algo previsto apenas por nós, as montadoras rivais temiam a chegada do golfinho com atitude de tubarão. Algumas até se adiantaram reduzindo os preços, como a JAC que derrubou o preço do E-JS1 de R$ 145.900 para R$ 139.900, na mesma semana do lançamento do BYD. Agora, no site da marca é possível encontrá-lo por R$ 135.900. Mesmo assim, foram apenas 57 emplacamentos em setembro.
Na sequência, veio a queda de preço do iCar. A “pequena maravilha do mundo”, como descreve a Caoa Chery, foi quem teve a maior redução: dos R$ 149.990, caiu para R$ 119.990, se firmando como o carro elétrico mais barato do Brasil. Mas parece que o estilo e visual simplório não agradam o consumidor brasileiro e em setembro somente 25 unidades foram emplacadas.
A situação é ainda pior para o Kwid E-Tech. Ele foi quem demorou mais para baixar seu preço e a redução de R$ 10.000 veio só em agosto. Mas mesmo custando R$ 139.990 o Kwid elétrico não consegue agradar o consumidor e fechou o mês com apenas 54 emplacamentos.
Prevendo o sucesso do seu hatch, a BYD já está promovendo novidades na linha. Seguindo a mesma lista de equipamentos, motorização e preço do modelo que já conhecemos, a versão Diamond trás tudo isso, mas com uma coloração preta e um design interno também diferenciado.
Acima dessas duas, a BYD está o Dolphin Plus. Custando R$ 179.990, essa versão chega mirando o Ora 03 GT, da GWM. Nessa versão, o Dolphin ganha equipamentos como, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, novos recursos ADAS, além de um visual mais esportivo. Mas o toque especial está na nova motorização, que mantém o motor dianteiro, mas que passa a produzir 204 cv e 31,6 kgfm.
Confira os carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2023.