O BMW iX tem nas baterias e na autonomia seus principais destaques. Com mais de 600 km com uma carga completa, o SUV é o carro elétrico com maior alcance à venda no mercado brasileiro e com a maior bateria da Europa, com 111,5 kWh. Mas a BMW quer ainda mais.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Apesar dos números já à frente do mercado, a marca testará uma nova bateria dupla da americana Our Next Energy (One) que promete autonomia de até 965 km.
Um protótipo do iX com os novos componentes deverá estar pronto até o final deste ano, após um investimento de US$ 65 milhões. Porém, ainda não há qualquer sinal de mudança na produção oficial do modelo, que atualmente usa baterias da CATL e da Samsung.
De acordo com a One, a nova bateria promete reduzir em 20% o uso de materiais classificados como críticos, como o lítio, além de reduzir o uso de grafite em 60%, e de níquel e cobalto, mas a empresa ainda avalia possíveis compensações em custos, energia e sustentabilidade. A redução dos materiais coincide com a pegada ecológica e sustentável do BMW iX, feito com energia renovável, e com materiais reciclados e recicláveis.
O grande diferencial da bateria está na dupla química, que permite fornecer e armazenar energia, reduzindo o tamanho dos componentes e a necessidade do uso de materiais, novamente, tidos como críticos. A empresa garante ainda que ao menos três tamanhos da One Gemini poderão ser oferecidos.