Versão de entrada do Haval H6, a HEV também é a única que dispensa recargas em redes externas. Isso porque ele tem uma pequena bateria de 1,6 kWh recarregada pela frenagem regenerativa. É uma ajuda e tanto para melhorar o desempenho e o consumo, na maioria das vezes. A versão plug-in de entrada tem bateria bem maior, de 19 kWh.
O motor elétrico atua junto ao motor 1.5 turbo a gasolina. São 243 cv e 54 kgfm totais que, além do bom consumo, dão bom desempenho: vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Em nossos ciclos de medição de consumo padrão, os números obtidos foram de 16,5 km/l na cidade (o que é bom) e apenas 12,7 km/l na estrada, mesmo com a ajuda do curioso câmbio de duas marchas, na qual a marcha baixa é utilizada na cidade e a alta, na estrada.
Na maior parte do tempo, a tração é provida pelo motor elétrico dianteiro, mas, como a bateria tem meros 1,6 kWh, o motor a gasolina quase não para de funcionar, a fim de gerar eletricidade, que não demora a ser consumida. No anda e para urbano, é uma receita que vai bem. Em altas velocidades, onde propulsores elétricos sofrem, a conta chega.
O painel do GWM Haval H6 destaca a escolha por uma central multimídia e quadro de instrumentos flutuantes, com telas de 10,3” e 12,3”, respectivamente. Ambas são de boa qualidade, com proteção que evita reflexo e marcas de dedos. De um lado, os displays cumprem todos os requisitos esperados, com direito a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Do outro, incomoda bastante que funções como ar-condicionado sejam comandadas exclusivamente na tela.
O Haval H6 ainda traz bancos confortáveis em material que imita couro, ventilação nos assentos dianteiros e poucos plásticos duros, quase sempre revestidos por tecidos macios. O console central, também à chinesa, usa com competência o espaço amplo, com seletor giratório de marcha e dois andares.
O SUV tem bons valores de peças e seguro, mas a marca só divulga os preços de revisões até 48.000 km.
Quanto custa para manter?
Revisões até 48.000 km: R$ 4.215
Seguro: R$ 4.223
Cesta de peças: R$ 18.001
Ficha técnica – GWM Haval H6 HEV2
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + um motor elétrico; 243 cv, 54,0 kgfm (combinados)
Câmbio: automático, 2 marchas (combustão)
Bateria: capacidade, 1,6 kWh
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 1.699 kg; porta-malas, 560 l
Teste Quatro Rodas – GWM Haval H6 HEV2
Aceleração
0 a 100 km/h: 8,8 s
0 a 1.000 m: 30,2 s – 165,7 km/h
Velocidade máxima
175 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,8 s
D 60 a 100 km/h: 5,6 s
D 80 a 120 km/h: 7,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,8/28,0/63,4 m
Consumo
Urbano: 16,5 km/l
Rodoviário: 12,7 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 47,2 dBA/-
80/120 km/h: 62,5/68,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.100 rpm
Volante: 2 voltas