Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: Qual a utilidade do voltímetro?

Quase extinto, o marcador pode voltar a ganhar importância entre os carros modernos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2021, 15h16 - Publicado em 2 out 2017, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 21845686_1835091026531066_831152990_o
    Manômetro de óleo e voltímetro do Nissan 350Z (Bruno Guerreiro/Quatro Rodas)

    O voltímetro é figura fácil em nossas páginas da seção Grandes Brasileiros. Mas só lá.

    Em carros modernos, este mostrador praticamente desapareceu. No máximo, aparece em alguma tela dos computadores de bordo.

    Mas o que ele faz? Como o nome explica, mede a tensão (voltagem) que chega à bateria do veículo.

    No passado, a recarga da bateria do carro era feita por dínamo, que dependia diretamente da rotação do motor para gerar eletricidade. Ou seja: não recarregava a bateria em marcha lenta.

    Continua após a publicidade

    Além disso, continuava alimentando a bateria mesmo quando ela estava com carga completa, diminuindo sua vida útil. Tinha tudo para dar errado. Por isso era importante ficar atento à tensão que chegava nos polos da bateria.

    Nissan GT-R
    Tela configurável do Nissan GT-R permite a exibição de vários dados, entre eles, o voltímetro (na imagem, não consta entre os mostradores) (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A solução começou a aparecer no Brasil na década de 1970. Chama-se alternador, que gera corrente alternada que depois passa por um regulador de voltagem. Este componente permitia a recarga em qualquer rotação e até atingir a carga completa.

    Continua após a publicidade

    Se antes era preciso ficar atento ao voltímetro para não ficar na mão no trânsito, com o alternador e sistemas elétricos mais eficientes o voltímetro virou enfeite.

    Em geral, a tensão que chega na bateria varia entre 12,9 e 13,5 volts. Mas pode ser maior em carros com sistema start-stop, com alternador mais eficiente e baterias de recarga mais rápida.

    Outra variável é dos carros com gerenciador eletrônico do alternador, que aciona o equipamento apenas quando não é necessária toda a força do motor. Assim é possível reduzir sensivelmente o consumo.

    Continua após a publicidade

    Com o voltímetro é possível saber quando o alternador está em operação. Mas é claro que apenas os gearheads mais exigentes se importarão com isso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.