Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual a diferença entre pré-ignição e detonação?

Problemas têm efeitos semelhantes, mas as causas são um pouco diferentes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2021, 16h10 - Publicado em 12 jul 2017, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • tempo de explosão
    Nem sempre a queima do combustível dentro do motor é perfeita (Reprodução/Youtube)

    Qual a diferença entre pré-ignição e detonação? – Douglas Biaggi, por e-mail

    São problemas semelhantes que fazem com que o combustível queime antes do momento ideal. O que muda é a causa, bem diferente entre eles.

    A detonação (conhecida popularmente como batida de pino) é provocada principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem, mas também pode ser resultado de mistura pobre, não homogênea, ignição adiantada ou superaquecimento do motor.

    Na hora da compressão, há a combustão espontânea da mistura, criando uma pressão bem maior que normal. Então, essa onda de pressão se propaga e vai reverberando pelas paredes da câmara, criando um som característico – daí a batida de pino.

    Desmonte da Zafira 2.0 8V, minivan da Chevrolet da frota de testes da revista Qu
    Indícios de carbonização na lateral dos pistões do Chevrolet Zafira 2.0 8V, após 60.000 km, no Longa Duração (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O processo, mais comum em motores de alta taxa de compressão, pode danificar severamente a cabeça do pistão e as paredes do cilindro. A combustão pouco eficiente faz a câmara de combustão superaquecer, além de deixar restos de carvão pairando na câmara.

    É o acúmulo desse carvão que provoca a pré-ignição. As partículas de depositam as na cabeça do pistão ou no interior do cilindro. O calor faz com que o carvão fique incandescente e queime o combustível antecipadamente.

    Outra possibilidade é o surgimento de áreas muito quentes (como as velas, de padrão inadequado) ou sistema de arrefecimento do motor deficiente.

    Continua após a publicidade

    A detonação provoca desgaste na cabeça do pistão e, em casos extremos, pode afetar também os anéis de segmento (que limpam as paredes do cilindro e isolam a câmara de combustão do cárter).

    A pré-ignição, porém, pode perfurar o pistão e até mesmo quebrar o virabrequim.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.