Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

A desativação dos cilindros pode provocar desgaste desigual?

Teoricamente, sim. Na prática, não

Por Redação Atualizado em 3 Maio 2021, 15h37 - Publicado em 6 jul 2016, 12h02

Cylinder on demand

O sistema de corte de combustível de uma das bancadas de cilindros, para reduzir o consumo, não provoca o desgaste desigual das peças do motor? – Vinicius de Andrade Rossello, São Paulo (SP).

Segundo nosso consultor técnico, Fábio Fukuda, da Fukuda Motorcenter, a desativação parcial dos cilindros sugere desgaste desigual dos componentes do motor. Mas não é o que ocorre na prática. Em velocidade de cruzeiro, na qual não se exige muito do motor, o sistema se encarrega, em cada ciclo de corte, de desativar automaticamente dois ou mais cilindros. Depois, ele alterna o funcionamento entre os cilindros desativados. Assim, no longo prazo, todos vão trabalhar por igual.

Mas isso varia conforme a montadora. No Honda Accord com motor V6 que usa o sistema VCM (Variable Cylinder Management), em trânsito lento ou velocidades constantes, o motor funciona boa parte do tempo só com três cilindros. Mas há a opção de desativar o sistema a qualquer momento, bastando selecionar a posição S (Sport) no câmbio automático.

Continua após a publicidade

Publicidade