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Marcas apostam em mimos para reverter imagem ruim em pós-venda

Fluidos grátis, carro reserva, reparo sem pagamento, revisão no aeroporto: marcas investem em serviços diferenciados para cativar o cliente

Por Rodrigo Mora
Atualizado em 8 ago 2021, 12h49 - Publicado em 30 ago 2019, 07h00
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  • Fluidos grátis, carro reserva, reparo sem pagamento em caso de insatisfação, revisão no aeroporto são alguns dos serviços (Mauro Souza/Arte/Quatro Rodas)

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    Quando uma montadora leva sua mais alta hierarquia à televisão, fica difícil não dar crédito.

    Foi assim com André Beer, que em 1994 era vice-presidente da GM e pedia publicamente que os consumidores não se precipitassem ao comprar o recém-lançado Corsa. Tal era a demanda pelo modelo, que as concessionárias cobravam ágio.

    Depois foi a vez de Antonio Maciel Neto, presidente da Ford entre 1999 e 2006, que no início dos anos 2000 aparecia numa campanha em que o comprador era desafiado a dirigir um carro da marca e se, mesmo assim, decidisse pelo da concorrência, embolsava R$ 100.

    Recentemente, quem deu a cara a tapa foi a diretora-geral da PSA no Brasil: “A partir de agora, cliente que não estiver satisfeito com o serviço não paga”, cravava Ana Theresa Borsari no comercial em que a Peugeot (nas entrelinhas) assumia erros do passado e prometia entregar ao público a nova percepção da marca.

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    A promessa faz parte do Peugeot Total Care, que inclui outros nove compromissos, como entrega do veículo em até 24 horas para revisões agendadas, revisões a preço fixo, ou apresentação das peças substituídas.

    Alvo da mesma falta de confiança, a Citroën garante que mudou e quer reconquistar o consumidor com a campanha Citroën & Você – lembrando que ela é do Grupo PSA.

    Outra francesa esforçada no pós-venda é a Renault. As peças extrarrevisão têm preço tabelado, e no site da marca é possível calcular o preço da revisão conforme modelo e ano.

    Vale até para modelos já fora de catálogo: se você for o proprietário de um Fluence 2.0 16V 2011 com 50.000 km, saberá que o valor do serviço será R$ 465,67. No caso de um Scénic 2010, a conta sobe para R$ 1.273,82.

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    O mesmo faz a Volvo: basta entrar no site da marca, selecionar o carro e se planejar.

    Um XC60 a diesel da antiga geração com 50.000 km terá filtro de óleo e junta trocados, que custarão (além de 5,9 litros de óleo repostos) ao cliente R$ 949. Depois, com 60.000 km, a conta salta para R$ 3.499, pois são mais serviços realizados.

    Se outrora as chinesas não inspiravam confiança no pós-venda, agora começam a entender que o cliente busca segurança.

    A Caoa Chery acaba de anunciar uma parceria com a Allianz Partners Brasil, que garantirá a novos clientes serviços de atendimento e assistência por 24 horas grátis.

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    A gentileza inclui socorro mecânico (para partida de bateria ou chaves), reboque (em caso de pane e acidente), e um carro reserva enquanto o veículo é reparado, caso o conserto demore mais do que dois dias.

    Quem tem o dia a dia atribulado sabe que deixar o carro na revisão toma um bom tempo.

    Por isso, a BMW criou o Via Rápida, que, numa parada de 90 minutos, promete fazer o básico: trocas de fluidos, pastilhas dos freios, filtros e palhetas do para-brisa.

    Se estiver com muita pressa, o cliente dispensa a lavagem e pega o carro em uma hora. Pena que só dez concessionárias da marca oferecem o serviço.

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    A Audi também entende que certos clientes têm mais pressa. Além do Service Express (igualmente limitado a poucas autorizadas), a marca aproveita as viagens de avião de seus clientes para fazer revisões, troca de pastilhas de freio e filtros dentro do estacionamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

    Mas entre tantos bons exemplos, há marcas que destoam do comportamento geral. A Honda, por exemplo, até hoje não tem em seu site os preços tabelados das revisões até os 60.000 km, como é o padrão atual do mercado.

    Já a Volkswagen regionaliza os preços e não inclui alguns itens importantes nas revisões, como o filtro de ar do motor. Ou seja, apesar da troca ser preconizada a cada 30.000 km ou dois anos, é preciso pagar à parte quando for substituído.

    As boas práticas do mercado

    Peugeot

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    Citroën

    Renault

    Audi

    O Airport Service funciona apenas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde o cliente deixa o carro enquanto está viajando. A oficina cobra os mesmos preços da autorizada comum e dispõe dos seguintes serviços:

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