PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Donos do Hyundai HB20 não podem instalar câmera de ré – nem como acessório

Proprietários relatam que não é possível instalar a câmera de ré nos modelos 2019 e 2020, equipamento oferecido na lista de acessórios da marca

Por Waldez Carmo Amorim
30 mar 2021, 09h09
Autodefesa HB20S Fevereiro 2021
Sousa: “Fizeram propaganda da central multimídia” (Cleison Peixinho de Moura/Quatro Rodas)

Ao lançar a nova geração do HB20, em 2019, a Hyundai oferecia central multimídia com câmera de ré. Agora, pouco mais de um ano depois, começaram a aparecer proprietários se queixando da impossibilidade de instalação do acessório.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Esse é o caso do eletricista Nataniel de Sousa, de São Paulo (SP), dono de um HB20S Vision 2020. “Quando fui comprar o carro, fizeram propaganda da central multimídia, mas ao tentar instalar a câmera de ré, posteriormente, me disseram que não dava.”

Continua após a publicidade

O bancáRio Álvaro Goulart, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um HB20 Vision 2020, recebeu a informação ainda na loja, mas só depois do negócio fechado. “Me ofereceram sensor de ré e, quando questionei sobre a câmera, disseram ser impossível a instalação”, conta desapontado.

A confusão acontece nas revendas e no site da marca, como revela o bancário Joannes Cruz Souza, de Brasília (DF), que tem um HB20 Evolution 2019. “No momento da compra, no site da Hyundai, era possível simular a instalação de acessórios como a câmera de ré, mas depois não consegui instalar o equipamento”, lembra.

Consultamos o especialista em centrais multimídia Reinaldo Soares, que mantém o site reiaudio.com.br, e segundo ele “a Hyundai homologou na Anatel três versões de central multimídia para o HB20 2019, todas com o mesmo código”.

Continua após a publicidade

E a confusão acontece porque “apenas uma delas, o modelo 96160R1000MD, utilizada na versão top de linha do HB20, possui o processador para a adição da câmera de ré”. As demais centrais não permitem o uso desse recurso.

Procurada por nós, a Hyundai admite que unidades do HB20 foram comercializadas com central multimídia que não permitia a instalação de câmera de ré. Mas diz que isso era uma configuração daquelas unidades e, portanto, não se trata de defeito.

Segundo a fábrica, atualmente, a câmera de ré é oferecida como acessório e as centrais multimídia de todos os HB20 apresentam os recursos necessários para sua instalação.

Continua após a publicidade

O povo reclama

“Informaram que a montadora estava preparando uma atualização para a central e que seria possível instalar a câmera de ré, o que nunca aconteceu.” Alexandre Losso, funcionário público, Rio de Janeiro (RJ), proprietário de um HB20S Evolution 2020

“A vendedora informou que poderia instalar o equipamento.” Éder Massa, administrador, São Bernardo do Campo (SP), proprietário de um HB20S Evolution 2019

“Nos garantiram que a Hyundai iria liberar o software para a instalação da câmera de ré.” Bruno de Souza, enfermeiro, São Paulo (SP), proprietário de um HB20S Vision 2019

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.