Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Donos de Nissan Kicks reclamam de problemas no ar-condicionado

O problema no sistema de climatização afeta o SUV há cinco anos, da linha 2019 até a 2024. A questão é resolvida em garantia, mas fora dela o custo é alto

Por Waldez Amorim
Atualizado em 30 set 2024, 17h32 - Publicado em 30 set 2024, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O objetivo do ar-condicionado de trazer conforto é questionado por donos de Nissan Kicks, como o técnico judiciário Cláudio Roberto Sampaio, de São Luís (MA), proprietário de um modelo 2019. “Após o fim da garantia, tive problema (conhecido pela Nissan) com a caixa evaporadora e que tive de pagar R$ 1.700 pelo conserto”, afirma Cláudio.

    Comunicados da Nissan para as concessionárias, TECH 19-004, BT 01322, BT 005-24 HA, DQGN 50-19 DQGN 008-24, orientam reparos nos veículos que apresentarem vazamento de água no interior do veículo, embaçamento do para-brisa ou ineficiência do sistema do ar-condicionado. No mais recente, de 28/03/24, a Nissan menciona não só o Kicks (kit evaporador modelo P15), mas também o sedã Versa (N18).

    Após verificar que o vazamento ocorre pelo evaporador, localizado dentro da caixa evaporadora, deve se aplicar o kit reparo – referência BRPRT70273 – que permite a troca apenas do evaporador, não sendo necessária a troca do sistema completo”, determinam os documentos.

    Essa é uma intervenção útil, segundo o encarregado de callcenter Alessandro Luiz da Silva, de Cascavel (PR), dono de um Kicks Sense 2024. “Meu carro com menos de 200 quilômetros rodados começou o barulho dentro do painel”, conta Alessandro. “Na concessionária, disseram ser o primeiro Kicks que aparecia lá, mas que haviam pego dois Versa com o mesmo problema.”

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Questionada, a Nissan não fez menção aos casos relatados aqui. A fábrica respondeu apenas que seu sistema de ar-condicionado “foi projetado e submetido a severos testes, de forma a garantir seu contínuo e eficiente funcionamento”. Acrescentando que “o sistema possui componentes que podem sofrer danos e desgaste, principalmente se submetidos às manutenções inadequadas e à utilização de peças ou fluidos não originais”.

    Quanto aos Boletins Técnicos, a empresa afirmou que eles “são uma importante ferramenta de comunicação interna entre a montadora e sua rede de concessionários” e que a finalidade deles “é manter atualizados os procedimentos de diagnóstico e reparo, em complemento aos manuais de serviço, para garantir um atendimento ágil e assertivo aos clientes.

    Continua após a publicidade

    O POVO RECLAMA

    “O ar-condicionado não estava gelando e tive de completar o gás, mas não resolveu. Então, na concessionária eles disseram que havia um desgaste na lateral da caixa evaporadora, que foi causado pelas pedras que eu peguei na estrada, onde mais utilizo o carro.” Marcella Silva, servidora pública, Colinas do Tocantins (TO), dona de um Kicks 2018

    “Mesmo com as revisões na concessionária, um dia o ar-condicionado parou. Fiquei dois dias sem o carro para consertarem esse problema, que é comum. Pediram R$ 3.000 pelo conserto, mas, como eu disse que conhecia o problema, consertaram em garantia.” Heider Santos Cazaes Lima, gerente de contas, Salvador (BA), dono de um Kicks 2020

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.