Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: como funciona o ajuste automático de altura do farol?

Equipamento é essencial para evitar o ofuscamento dos outros motoristas

Por Redação
Atualizado em 1 jul 2021, 14h34 - Publicado em 25 jul 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Farol VW Toureg
    O ajuste automático de altura é obrigatório em alguns mercados europeus dependendo da tecnologia do farol (Divulgação/Volkswagen)

    Como funciona a regulagem automática de altura do farol?   Yana Garcia, Curitiba (PR)

    Um sensor compensa a mudança na atitude do carro para evitar o ofuscamento dos outros motoristas.

    A lógica é simples: quando o veículo está mais pesado, sobretudo no porta-malas, a suspensão traseira afunda mais que a dianteira. Isso faz com que os faróis apontem para cima, o que pode atrapalhar os carros que vêm no sentido contrário.

    Toyota Prius Regulador Altura Farol
    Ajuste de altura do farol do Prius usa um sensor na suspensão traseira (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A correção é feita com um sensor que detecta a inclinação da carroceria e a compensa, abaixando automaticamente o facho de luz.

    Ele normalmente usa uma pequena bieleta para se conectar com um dos braços da suspensão, mas o sistema pode variar de carro para carro.

    O ajuste é igual ao de veículos com regulagem elétrica e manual de altura do farol: um motor dentro do conjunto óptico muda a posição do projetor de luz, alterando a direção do facho.

    Continua após a publicidade

    O sensor de inclinação também é usado para alterar a pressão dos freios entre os eixos e ajustar o funcionamento do ESC, ativando, por exemplo, o assistente de partida em rampa.

    Mais inteligente

    Faróis Matrix Audi
    Faróis matriciais (direita) conseguem dividir o facho de luz e gerar sombras individuais (Divulgação/Audi)

    Modelos mais modernos vão além do ajuste automático de altura. O controle automático do facho tem se popularizado, e já está presente em modelos mais acessíveis, como Chevrolet Cruze e Volkswagen T-Cross.

    Continua após a publicidade

    Em configurações mais simples esse equipamento simplesmente liga ou desliga o farol alto (dos dois faróis ou de maneira independente) quando detecta um veículo na direção oposta ou imediatamente à frente do automóvel.

    Variações avançadas conseguem dividir o facho da luz em diferentes segmentos, conseguindo fazer uma sombra ao redor dos carros à frente sem deixar de iluminar a área restante.

    O ápice da tecnologia é o sistema de projeção, que permitirá até criar faixas de pedestres “virtuais” ao detectar um pedestre tentando atravessar a via, por exemplo.

    Continua após a publicidade
    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.