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Conheça e entenda as luzes no painel do carro que indicam problemas

Os simbolos que aparecem no painel são uma das principais formas para descobrir se seu carro necessita ir para a oficina

Por Lucas Parente
Atualizado em 27 out 2024, 10h02 - Publicado em 27 out 2024, 07h00
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  • Não importa se o carro tem quadro de instrumentos digital ou analógico: as luzes-espia serão as mesmas e terão a mesma função, de indicar se há algo de errado com o carro. Elas avisam ao motorista desde problemas no motor até a baixa pressão dos pneus.

    Essas luzes são a principal forma que o carro tem de indicar se há algo de errado com o carro e o que pode estar errado. Não querem assustar, mas dar uma advertência ou anunciar qualquer tipo de falha. Porém, o mais importante disso é saber reconhecer cada sinal que o seu carro te dá.

    Para facilitar a interpretação quando ocorre algo do tipo, as fabricantes separam as luzes em 2 cores diferentes: sendo vermelho, para problemas prioritários, e amarelo, para prioridade média.

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    (Reprodução/Internet)

    Separamos os principais alertas do painel do carro. Explicaremos seus significados e o que fazer quando aparecer em seu quadro de instrumentos.

    Luzes vermelhas – Merecem maior atenção por indicarem problemas sérios

    Luz de bateria

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    A bateria funciona como o coração do sistema elétrico do carro. O símbolo com a bateria vermelha indica problemas no componente, que é responsável por garantir energia para a partida do motor e para manter todo o sistema elétrico.

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    O problema pode não ser necessariamente na bateria, mas também falhas de mau funcionamento em componentes como alternador, fios e sensores.

    A resolução momentânea pode ser realizada de forma temporária com a famosa ‘chupeta’, dando carga para a bateria quando descarregada. Se o problema for somente a bateria, apenas uma troca já é suficiente para sanar o “dano”. Mas, caso não resolva,  é necessário encostar o carro em uma oficina para analisar com mais cautela.

    Luz de freio de estacionamento

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    (Reprodução/Internet)

    Esta é a que menos causa medo no motorista e também a que, provavelmente, você mais está habituado a enxergar no painel do seu carro.

    A luz de freio de estacionamento, ou freio de mão, indica que ele ainda está acionado, necessitando apenas abaixá-lo para “resolver” e sair com o carro.

    Ela pode ser representada de algumas formas: com um círculo vermelho e um ponto de exclamação, círculo com um “P” dentro ou até mesmo pela palavra “Brake”.

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    Luz do câmbio automático

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    No caso de carros automáticos, está luz pode representar um grande problema. Ela indica um defeito no sistema, ou baixo nível de óleo do câmbio – possivelmente causado por um vazamento.

    Ao observar uma situação como essa, evite andar com o carro. Chame um reboque para levar o carro para a oficina mais próxima, porque o problema pode ser grande.

    Luz do cinto de segurança

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    Essa talvez seja a luz mais óbvia para interpretação. A única função é indicar que há algum ocupante do veículo está sem cinto e, normalmente, ela está acompanhada de um aviso sonoro chato e estridente, que vai aumentando ao longo do tempo.

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    Mas caso o cinto seja colocado e a luz permanecer no painel, quer dizer que há algum problema com o sensor que fica localizado dentro do fecho do cinto.

    Luz de portas abertas

    luz-vermelha---porta-aberta-1690227078067_v2_750x1
    (Reprodução/Internet)

    Como o anterior, este sinal é totalmente literal, indica claramente que há alguma porta do veículo aberta. Dependendo do carro, ele mostra exatamente qual das portas não está fechada corretamente.

    Caso as portas sejam fechadas corretamente e a luz persistir, pode haver algum problema com os sensores. Alguns carros podem inibir a circulação enquanto reconhecer uma porta aberta.

    Luz de temperatura do motor

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    (Reprodução/Internet)

    Alguns carros têm o tradicional ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento. Mesmo eles têm uma luz espia para indicar que o motor está trabalhando em uma temperatura crítica.

    Quando ocorrer isso, o indicado é parar o carro e chamar um guincho para levá-lo até a oficina, já que a luz indica que o líquido de arrefecimento do veículo está prestes a ferver. Esse problema pode queimar a junta do cabeçote.

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    Alguns carros exibem luz semelhante em verde para indicar que o motor ainda não alcançou a temperatura ideal de funcionamento, que fica ao redor dos 90°C.

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    Luz do óleo

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    (Reprodução/Internet)

    Apesar de parecer, esta luz não indica que o carro está te oferecendo três desejos como gênio da lâmpada. Ela denuncia falhas na lubrificação do motor, como baixo nível, falta de pressão de óleo ou até algo pior, o que exige atenção imediata.

    Esse com certeza é um dos sinais mais perigosos que seu carro pode te passar, já que fazer o motor trabalhar sem lubrificação pode levá-lo a se fundir. Portanto, sempre fique de olho no nível do óleo e realize as trocas de óleo de forma correta.

    Luz de airbag

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    (Reprodução/Internet)

    O sistema de airbag também têm uma indicação de luz própria no painel de instrumentos. Até porque ele é a principal ferramenta de segurança do carro moderno.

    Esta acusação deve ser gerida da forma mais rápida possível, já que, caso ocorra um acidente, provavelmente o airbag não será disparado. Pode indicar problema nos chicotes elétricos ou os sensores também estar em falha, mas eu não seria corajoso o suficiente para testar isso.

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    Luzes amarelas – Menos preocupantes, mas que também devem gerar atenção e preocupação

    Luz de injeção eletrônica/check engine

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    (Reprodução/Internet)

    Essa talvez seja o grande representante das luzes amarelas. O símbolo do motorzinho da injeção eletrônica é muito conhecido por donos de Chevrolet, que aciona pelos mais variados motivos.

    Quando acesa com frequência, ela pode indicar problemas gerais no sistema de injeção. Pode ser desde combustível ruim ou mesmo problemas no injetor, velas ou catalisador, aumentando o consumo de combustível e falhas nas ignição. Não é necessário parar o veículos imediatamente, mas é indicado acompanhar seu funcionamento e levar o carro a uma oficina caso o problema persista ao trocar ou completar o combustível com um de melhor qualidade.

    Luz de freio ABS

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    (Reprodução/Internet)

    Ao contrário do pensam, o alerta sobre o freio ABS não indica que o carro perdeu totalmente o freio, já que ele segue funcionando normalmente. Mas indica que o sistema de freio ABS, que garante maior segurança para os motoristas em reduções mais bruscas e mudanças de direção, pode não estar funcionando mais.

    As chances de derrapagens em frenagens bruscas e perda de controle do veículos poderão acontecer. Portanto, é necessário ir a oficina para avaliar melhor a situação. Os sensores podem estar com algum defeito.

    Luz de ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

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    (Reprodução/Internet)

    Não são todos os carros que possuem esta luz, mas, desde janeiro deste ano, todo carro zero é obrigado por lei a vir de série com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

    A luz serve para indicar que esta função está desligada, até porque em muitos veículos é possível desabilitá-lo. No entanto, caso ele fique permanente em seu painel, o sistema pode estar com defeito.

    Luz EPS (Direção Elétrica)

    luz-eps.pngEsta pode ser indicada de duas formas: pela sigla EPS ou por um volante, que normalmente acende no painel após a partida e logo se apaga (é o procedimento de checagem). Porém, se permanecer, há algo de errado com a direção elétrica do veículo.

    Os problemas vão de desregulagem do volante ou até mesmo danos graves à caixa de direção, que pode não estar entendendo a posição do volante – isso compromete o funcionamento do controle de estabilidade, por exemplo. O veículo deve ser levado à oficina, se não prejuízos mais graves podem ocorrer.

    Luz de Pressão dos Pneus (TPMS)

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    (Reprodução/Internet)

    Alguns carros têm sistema de sensores para monitoramento da pressão dos pneus. Quando esta luz aparece no painel, não é necessário pânico, já que não necessariamente indica que um pneu está furado. Isso pode ser resolvido com uma simples calibragem no posto mais próximo. Mas há de se ter cuidado, já que ela também pode indicar um defeito nos sensores.

    Luz EPC no painel de carros da Volkswagen

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    Painel de instrumentos Volkswagen (Reprodução/Internet)

    Como no caso da luz de injeção eletrônica, donos de modelos da Volkswagen como Gol de terceira e quarta geração, e Fox, estão “acostumados” com a aparição da sigla EPC no painel.

    Ela pode indicar desde problemas na central eletrônica do carro ou até mesmo uma lâmpada queimada. Mas o mais comum é alerta problemas simples, como uso de gasolina ruim ou mau funcionamento da bobina de ignição – problema recorrente dos motores EA111. O importante é sempre levar o carro à oficina para uma melhor avaliação após o acendimento desta luz-espia.

    Outros tipos de luzes

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    (Reprodução/Internet)

    Além de alertar problemas, o painel de instrumentos também serve para nos mostrar o funcionamento de alguns equipamentos do carro, como os faróis, faróis de neblina, indicadores de direção (setas) e pisca-alerta.

    Todos são muito importantes para uma dirigibilidade mais segura e com menos perigos. Além de possuírem momentos certos para cada tipo de utilização.

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