Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como escolher um pneu a partir do índice treadwear

Já ouviu falar no índice treadwear? Ele tem relação direta com a economia e pode ajudá-lo a escolher o melhor pneu para seu carro

Por Luís Perez
Atualizado em 18 Maio 2022, 08h33 - Publicado em 21 dez 2016, 17h19

Apesar do nome complicado, o conceito do treadwear é muito mais simples do que parece. Trata-se de um número que vai na lateral do pneu e indica a velocidade com que ele se desgasta. É uma avaliação comparativa baseada na taxa com que esse pneu perde borracha quando testado sob condições controladas, em um circuito especificado pelo governo americano.

O treadwear é um índice que é indicado normalmente em pneus que possam ser exportados para os Estados Unidos. Ele varia de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor o número, mais rapidamente ele vai se gastar.

Um exemplo: um pneu classificado com nota 200 teria um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um modelo com nota 100. O desempenho relativo dos pneus depende das suas condições reais de utilização, mas pode divergir muito da norma por causa de fatores externos aos do teste, como hábitos de direção do motorista, uso comercial ou particular e tipo do piso em que ele roda.

Além disso, esse índice não é global. Cada fabricante estabelece sua referência de treadwear. Então um Pirelli com 200 poderia ter maior durabilidade que um Goodyear com índice 300, por exemplo.

“A durabilidade de um pneu é influenciada por diversos fatores, como calibragem correta, com a pressão que consta no manual do proprietário, manutenção do veículo, alinhamento e balanceamento do conjunto roda/pneu e condições das rodovias, entre outros”, explica Vinícius Sá, diretor de Produto da Goodyear América Latina para a linha Passeio.

Continua após a publicidade

“Dependendo das condições de uso, um pneu com treadwear inferior a outro poderá até ter um desempenho melhor”, diz José Carlos Quadrelli, gerente de engenharia de vendas da Bridgestone.

Também deve entrar nessa equação o objetivo do motorista. “Pneu com treadwear mais alto privilegia a durabilidade, ou seja, é feito para durar mais, portanto costuma equipar carros populares. Por outro lado, pneu para esportivos, por privilegiar outras características que não o desgaste, tem valores mais baixos.” Assim, cabe ao consumidor escolher o que quer: um pneu que dure mais ou que tenha mais aderência.

Para verificar se o pneu está careca, há o Tread Wear Indicator (TWI), que são ressaltos da borracha vistos dentro dos sulcos, em geral de 1,6 milímetro de altura. Quando o TWI está alinhado com o restante da banda de rodagem (foto no alto da matéria, à direita), é sinal de que chegou a hora de trocar o pneu. Isso porque, nessa situação, aumenta muito o risco de aquaplanagem. Se não for trocado, pode ainda render numa blitz multa de R$ 195,23 e 5 pontos na habilitação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.