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As pistas falsas que podem enganar os donos de carros

Ar-condicionado que não gela, pedal de freio baixo, bateria falhando? Cuidado, pois nem sempre o defeito é o que parece

Por André Paixão
Atualizado em 22 abr 2021, 15h17 - Publicado em 27 jun 2013, 10h30
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  • Pistas falsas

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    Assim como ninguém questiona os benefícios do desembarque massivo de tecnologia nos carros, também não há dúvida sobre a elevação do nível de complexidade na hora de diagnosticar um eventual problema.

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    Alguns sintomas podem ser confundidos com avarias mais graves do que são de fato. Isso pode significar trocar uma peça, gastar mais dinheiro e ainda não ter o defeito solucionado.

    Para evitar ser vítima desses falsos diagnósticos, consultamos especialistas e listamos os principais sintomas que podem causar confusão ao realizar a avaliação.

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    “A primeira dica é tentar lembrar se houve alguma anormalidade com o carro nos últimos dias”, diz Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal. E, na dúvida, lembre-se: antes de tomar alguma decisão, procure sempre seu mecânico de confiança.

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    Palhetas

    Pistas falsas - palhetas

    Para dirigir com segurança na chuva, os limpadores de para-brisa precisam funcionar com perfeição, a fim de deixar o campo de visão do motorista totalmente desobstruído, reduzindo o risco de acidentes. Por isso qualquer trepidação no conjunto deve ser eliminada rapidamente.

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    Nessa hora, os suspeitos de sempre são as palhetas, que podem estar ressecadas. Mas cuidado: você pode trocá-las e o problema persistir. Assim, antes de condená-las, verifique se estão bem encaixadas ou se os braços dos limpadores estão tortos ou com folga, o que também provoca a trepidação.


    Pneus

    Pistas falsas - pneus

    Quando parecem estar grudando no pavimento, fazendo um barulho como se houvesse um enorme chiclete grudado nos pneus, alguns acham que chegou o momento de trocá-los. Calma aí. Antes de procurar uma loja, passe num posto de combustível e cheque a calibragem.

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    “Quando estão com pressão abaixo do recomendado, é comum os pneus apresentarem comportamento mais grudento no asfalto”, diz Leandro Vanni. Dica importante: a calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios, para não influenciar a medição.


    Ar-condicionado

    Pistas falsas - ar-condicionado

    Em um país quente como o Brasil, o ar-condicionado é o item de conforto favorito dos motoristas. Com o tempo, é normal o sistema perder a eficiência de refrigeração. “Nessa hora, muita gente pensa que se deve fazer a recarga de gás.

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    Só que às vezes a solução está na substituição do filtro de cabine, que está saturado de sujeira”, diz Pedro Scopino, mecânico e consultor técnico do Sindirepa (sindicato das oficinas).

    A confusão faz diferença no bolso. Enquanto a recarga do gás sai em média por 120 reais, a troca do filtro pode custar três vezes menos e até ser feita em casa.


    Bateria

    Pistas falsas - bateria

    Com vida útil de dois a três anos, as baterias atuais dificilmente deixam de funcionar adequadamente antes de esse período acabar. Mesmo assim, quando um automóvel apresenta dificuldade na partida, a maioria logo associa o defeito à bateria.

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    Ao comprar uma nova, prepare-se para desembolsar pelo menos 250 reais. Mas não se precipite: procure um especialista, pois ela pode estar com dificuldade de ser carregada por outra razão. A origem da avaria pode estar no alternador.

    Porém, nessa situação, vale uma ressalva. “Mesmo o defeito sendo no alternador, sempre é bom uma verificação no nível de carga da bateria. Ela pode estar precisando de uma recarga”, afirma Vanni. Nesse caso, o reparo leva em média 20 minutos e o custo para o motorista é menor.

    Scopino lembra ainda outra situação que preocuparia o motorista sem necessidade. Em modelos de bateria mais antigos pode surgir uma acúmulo sólido esverdeado próximo aos polos. Não é motivo para condená-la.

    “Esse tipo de resíduo é popularmente conhecido como zinabre ou azinhavre. Ele ocorre quando há oxidação do cobre do polo em contato com o ar, e resulta nesse acúmulo de aparência estranha.” A simples limpeza da superfície da bateria resolve o problema.

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    Suspensão

    Pistas falsas - Suspensão

    Responsável por filtrar as imperfeições do solo, a suspensão pode apresentar acertos voltados para a esportividade ou para o conforto, mas não pode em hipótese nenhuma emitir ruídos que incomodem os ocupantes do automóvel.

    Nas situações em que a suspensão parece “reclamar” ao enfrentar lombadas, buracos ou outros obstáculos, a primeira coisa que muitos motoristas imaginam é que os amortecedores devem ser trocados. Vale a checagem, pois o problema pode ser bem menor.

    “Dificilmente o amortecedor faz um barulho que possa ser perceptível ao ouvido comum. Portanto, a peça problemática pode ser um simples coxim, que exige menor tempo de reparo e custo infinitamente menor”, diz o engenheiro da DPaschoal.

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    Freios

    Pistas falsas - Freios

    Vitais para a segurança do carros, os freios precisam receber atenção especial na hora da manutenção. Mas eles não estão livres de uma confusão entre o sintoma e o verdadeiro problema. Quando o pedal está com curso mais longo e exige mais força para ter a eficiência de sempre, os culpados óbvios são pastilhas e discos, que precisariam ser trocados. Mas nem sempre.

    “Quando há contaminação do fluido de freio com água, a mistura torna o pedal borrachudo e exige maior esforço do motorista para frear”, afirma Vanni. Assim, mantêm-se as pastilhas, que num Gol sai por 170 reais, e troca-se todo o fluido, que sai por 140 reais.

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