Qual a diferença entre pneus direcionais e não direcionais?
Pneus definitivamente não são todos iguais e essas características precisam ser observadas na hora da montagem e ao fazer o rodízio
Rafael Guimarães, Osasco (SP)
Quem explica é o consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, Roberto Falkenstein: “Os pneus direcionais possuem um padrão de design da banda de rodagem – geralmente em ‘V’ ou em ‘seta’ –, que é feito para escoar a água, melhorando a aderência em estradas molhadas e reduzindo o risco de aquaplanagem.
Por conta dessa característica, esse tipo de pneu precisa ser instalado no carro de forma que o ‘V’ ou a ‘seta’ aponte para a direção de rotação dele, sempre para favorecer o escoamento de água”. Logo, a rotação desses pneus é mais limitada, afinal eles só podem ser movidos de frente para trás no mesmo lado do veículo.
Mas têm suas vantagens: fazem menos ruído e são autolimpantes, característica importante fora do asfalto.
“Já os pneus não direcionais”, continua o especialista, “têm um padrão de banda de rodagem distinto, que pode ser simétrico ou assimétrico, fazendo com que possam ser montados em qualquer direção”.
os pneus assimétricos têm desenhos diferentes de um lado ao outro da banda de rodagem para executar tarefas específicas. A parte mais externa tem blocos mais robustos para absorver o esforço nas curvas. Mais internamente, blocos menores ajudam a expulsar a água e melhoram a aderência em pistas molhadas. No centro, há uma faixa contínua para melhor estabilidade direcional.
Ou seja, quando for fazer um rodízio nos pneus, por exemplo, eles podem ser trocados para lados opostos, da direita para a esquerda e vice-versa.
Ao montar um jogo de assimétricos no carro, cada um dos quatro pneus tem uma posição específica na hora da montagem dos eixos. O unidirecional precisa respeitar o sentido de rodagem, enquanto o bidirecional pode ser colocado em qualquer posição e rodar nos dois sentidos.