Stellantis está lidando com falhas graves na correia banhada a óleo nos motores PureTech 1.0/1.2 na Europa
Motores lançados em 2012 só tiveram a correia trocada por corrente metálica em novos modelos Peugeot e Citroën a partir de 2023.
As fabricantes também expandiram a garantia para até 10 anos ou 175 000 km na Europa - mesmo que antes a previsão de durabilidade fosse 240.000 km
A Stellantis também criou uma plataforma online (stellantis‑support.com) para compensação por reparos entre jan‑2022 e dez‑2024, quando a previsão de troca de correia era aos 240.000 km
A mudança visou resolver problemas de desgaste prematuro, consumo excessivo de óleo e obstrução interna, que deixava o motor sem lubrificação
Quando a correia se rompia, o custo da troca podia ultrapassar os 10.000 euros. O custo da troca no momento previsto (agora, aos 60.000 km) cerca de 800 €, equivalente a ~R$ 5 200 em julho 2025.
Apenas a engenharia da montadora pode trocar correia por corrente. No Brasil, apenas o 208 usou o motor 1.2 e, com troca da correia prevista para cada 80.000 km, não há problemas
O motor 1.2 PureTech se tornou o padrão nos carros da Stellantis na Europa, mesmo com a má fama. No entanto, todos os novos usam corrente e abandonaram o nome PureTech