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VW Nivus 2025 faz até 16,8 km/l e fica mais econômico que o Pulse híbrido

Mudanças no comportamento do motor ajudam o SUV cupê a fazer até 16,8 km/l, mesmo sem receber um sistema híbrido-leve

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 28 nov 2024, 15h39 - Publicado em 28 nov 2024, 10h00
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  • Revelado em outubro, o Volkswagen Nivus 2025 começará a ser vendido no dia 30 de novembro com novo design e mais equipamentos, porque a inédita versão esportiva GTS ficou para 2025. Mas traz um pouco mais do que isso. Com as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8 prestes a entrarem em vigor, o SUV cupê precisava de mudanças para atender às normas a partir do ano que vem.

    Durante a apresentação, a fabricante não deu detalhes do que foi feito. Agora com o carro na garagem de QUATRO RODAS, a Volkswagen explicou como o Nivus 2025 ficou mais econômico e pudemos levar o SUV para a pista para conferir o resultado.

    As modificações começaram do lado de fora, ao perder os faróis de neblina no novo para-choque, algo que muitos leitores reclamaram. No lugar das luzes auxiliares, os engenheiros colocaram passagens de ar com o intuito de melhorar a aerodinâmica e reduzir o coeficiente de arrasto. Isto foi combinado a uma nova calibração para os módulos do motor (ECU) e da transmissão (TCU).

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    As passagens de ar no para-choque são funcionais e ajudam a reduzir o consumo ao melhorar a aerodinâmica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Tudo foi feito sem mexer de fato no desempenho do motor ou da caixa de câmbio. O 1.0 TSI de três cilindros ainda gera até 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão é a AQ250, uma caixa automática de seis marchas com conversor de torque.

    O resultado foi visto no campo de provas em Limeira (SP). O Nivus Highline 2024, testado em março, registrou 12 km/l no ciclo urbano e 15,8 km/l no rodoviário, usando gasolina. A mesma versão da linha 2025 fez 13,1 km/l e 16,8 km/l, respectivamente. É um ganho de 1,1 km/l na cidade e 1,0 km/l na estrada.

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    Aceleração VW Nivus Highline 2024 VW Nivus Highline 2025
    0 a 100 km/h 11,1 s 11,2 s
    0 a 1.000 m 32,5 s – 161,7 km/h 32,5 s – 161,1 km/h
    Velocidade máxima* 189 km/h 192 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h em 4,74 s 4,84 s
    D 60 a 100 km/h em 6,18 s 6,20 s
    D 80 a 120 km/h em 7,54 s 7,66 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 13,7/24,4/55,6 m 13,6/24,0/54,8 m
    Consumo
    Urbano 12,0 km/l 13,1 km/l
    Rodoviário 15,8 km/l 16,8 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 37,7/61,9 dBA 38,7/64,6 dBA
    80/120 km/h 59,9/72,1 dBA 60,9/67,8 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 98 km/h 98 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h 1.900 rpm 1.900 rpm
    Volante 3 voltas 2,7 voltas

    A diferença no desempenho dinâmico, por outro lado, foi mínima. No teste de aceleração, foi de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, apenas 0,1 s mais lento que o modelo antigo. Não fazemos o teste de velocidade máxima, mas a Volkswagen diz que o Nivus agora chega a 188 km/h com gasolina e 192 km/h com etanol, enquanto a versão pré-facelift alcançava 184 km/h e 189 km/h, respectivamente.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Com as mudanças, o Nivus ficou mais econômico e faz até 16,8 km/l (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Seu rendimento energético impressiona, ainda mais quando consideramos que não tem nenhum tipo de eletrificação. A plataforma MQB-A0 ainda não está preparada para motores híbridos ou elétricos, motivo pelo qual será modificada para ser usada como base para a próxima geração de carros da VW no Brasil, passando a aceitar um sistema híbrido-leve que será produzido em São Carlos (SP).

    Nivus contra Pulse:

    Aceleração VW Nivus Highline Fiat Pulse T200 Hybrid
    0 a 100 km/h 11,2 s 9,9 s
    0 a 1.000 m 32,5 s – 161,1 km/h 31,7 s – 162 km/h
    Velocidade máxima* 192 km/h 189 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h em 4,84 s 4,4 s
    D 60 a 100 km/h em 6,20 s 5,7 s
    D 80 a 120 km/h em 7,66 s 7,42 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 13,6/24,0/54,8 m 14,4/25,7/59,3
    Consumo
    Urbano 13,1 km/l 12,6 km/l
    Rodoviário 16,8 km/l 15,8 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 38,7/64,6 dBA 44,7/63,5 dBA
    80/120 km/h 60,9/67,8 dBA 63,2/68,5 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 98 km/h 96 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h 1.900 rpm 1.900 rpm
    Volante 2,7 voltas 2,5 voltas
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    Mesmo sem a tecnologia MHEV, o Nivus 2025 provou ser mais econômico do que o recém-lançado Fiat Pulse T200 Hybrid. O SUV compacto ítalo-brasileiro registrou 12,6 km/l no consumo urbano e 15,8 km/l no rodoviário em nosso teste instrumentado, o que é 0,5 km/l a menos na cidade e 1 km/l a menos na estrada.

    Fiat Pulse Híbrido 2025
    Agora com um sistema MHEV, o Pulse ficou mais econômico e, mesmo assim, faz até 1 km/l menos do que o Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Pode ser mais econômico do que o Pulse, mas quando falamos de performance, o Nivus acaba perdendo. No 0 a 100 km/h, o SUV da Fiat precisa de 9,9 s, sendo 1,3 s mais rápido do que o Volkswagen. Vence também nas retomadas, porém com uma diferença muito menor, que chega a 0,5 s na aceleração de 60 a 100 km/h.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O que mais mudou?

    O design externo pode ser funcional, mas ainda vai dividir opiniões. Em particular, eu gostei bem mais do visual ao vê-lo ao vivo e não sinto falta dos faróis de neblina, já que as luzes em led iluminam muito bem sem a necessidade de um conjunto auxiliar. A grade maior no para-choque traz um ar um pouco mais agressivo e interessante para o SUV.

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    A adição da barra luminosa na parte dianteira, disponível somente na versão Highline, é bem-vinda e ainda traz um ar de novidade para o carro. O mesmo não pode ser dito para as lanternas, que também são interligadas por uma linha em led, só que é um estilo que está ficando manjado.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Com a nova iluminação em led, foi-se a sensação de que faltava algo na barra escurecida do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os designers não alteraram o desenho da cabine, focando em um ponto bem mais importante ao melhorar o acabamento. As portas receberam partes em vinil e tecido, trazendo um ar bem mais sofisticado. É uma pena que tenha mantido o plástico rígido na parte superior do painel. A versão testada ainda conta com o pacote Outfit, adicionando os bancos em duas cores e o acabamento azul.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Os menus foram redesenhados para reduzir o tempo gasto navegando pela multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma ótima notícia é que a multimídia VW Play foi atualizada novamente, não apenas no software como também no hardware. Com respostas mais rápidas e um menu mais intuitivo, ficou muito mais agradável de usar e não travou nenhuma vez – um ponto positivo para mim, pois a versão anterior sempre apresentou um problema em todos os carros que testei.

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    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    A opção de rastrear o carro via aplicativo deve ajudar a reduzir a cotação do seguro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A multimídia tem outra novidade, passando a ter conexão 4G nativa. Além de servir para baixar aplicativos e usar recursos online sem a necessidade de usar a internet do smartphone, o sinal faz a integração com o novo aplicativo Meu VW. Com ele, é possível consultar informações sobre o Nivus como nível de combustível ou quantos km/l fez na última viagem; verificar a saúde do veículo e enviar um relatório para uma concessionária em caso de problemas; determinar algumas restrições para onde o carro pode rodar ou em qual horário, enviando um sinal caso descumpra as regras; e até mesmo verificar a localização do veículo. A conexão custará R$ 24,90 por mês.

    Tirando as mudanças no motor, é o mesmo Nivus que já conhecemos. Segue com um bom espaço interno, até mesmo nos bancos traseiros, e com um porta-malas com capacidade para 415 litros. Não recebeu o sistema de mudar o ângulo do encosto dos bancos traseiros para aumentar o espaço do bagageiro, item que ficará exclusivo para o T-Cross.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Ainda é um dos poucos carros do segmento com um pacote de assistências bem robusto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na versão Highline, traz ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, câmera de ré, retrovisores laterais com ajuste elétrico, faróis full-led, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, start-stop, paddle shifts para troca de marchas, rodas de liga leve de 17”, piloto automático e mais.

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    Esta configuração tem apenas dois opcionais. Um é o pacote Outfit, por R$ 2.120, com uma pintura preta brilhante para as maçanetas, para-choque, teto, rack e rodas, além dos bancos com visual exclusivo e acabamento azul no interior. O outro é o kit ADAS, que adiciona detector de ponto cego, assistente de faixa, câmera multifuncional e assistente de estacionamento, custando R$ 4.470.

    Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
    Nivus híbrido? Só na próxima geração, quando a plataforma for atualizada (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A reestlização do Nivus cumpre o seu papel ao mudar o seu estilo ao mesmo tempo em que traz algumas mudanças, ao invés de apenas mexer no para-choque. Em tempos em que o preço do combustível está bem alto, reduzir o consumo é uma boa pedida.

    O preço pode assustar: R$ 153.990. Se quiser o carro com o sistema ADAS, terá que pagar R$ 158.460. Porém, o Fiat Pulse Impetus Hybrid custa R$ 140.990 e não é tão bem equipado, enquanto o Fastback Impetus Hybrid agora é vendido por R$ 161.990. Mas isso gera uma preocupação sobre quanto o futuro Nivus GTS irá custar.

    Ficha técnica – Volkswagen Nivus Highline 2025

    Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
    Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
    Direção: elétrica progressiva, 10,9 m (diâmetro de giro)
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
    Pneus: 205/55 R17
    Dimensões: compr., 427,2 cm; larg., 175,7 cm; alt., 149,6 cm; entre-eixos, 256,6 cm; peso, 1.221 kg; porta-malas, 415 litros (VDA); tanque, 52 litros

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