Revelado em outubro, o Volkswagen Nivus 2025 começará a ser vendido no dia 30 de novembro com novo design e mais equipamentos, porque a inédita versão esportiva GTS ficou para 2025. Mas traz um pouco mais do que isso. Com as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8 prestes a entrarem em vigor, o SUV cupê precisava de mudanças para atender às normas a partir do ano que vem.
Durante a apresentação, a fabricante não deu detalhes do que foi feito. Agora com o carro na garagem de QUATRO RODAS, a Volkswagen explicou como o Nivus 2025 ficou mais econômico e pudemos levar o SUV para a pista para conferir o resultado.
As modificações começaram do lado de fora, ao perder os faróis de neblina no novo para-choque, algo que muitos leitores reclamaram. No lugar das luzes auxiliares, os engenheiros colocaram passagens de ar com o intuito de melhorar a aerodinâmica e reduzir o coeficiente de arrasto. Isto foi combinado a uma nova calibração para os módulos do motor (ECU) e da transmissão (TCU).
Tudo foi feito sem mexer de fato no desempenho do motor ou da caixa de câmbio. O 1.0 TSI de três cilindros ainda gera até 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão é a AQ250, uma caixa automática de seis marchas com conversor de torque.
O resultado foi visto no campo de provas em Limeira (SP). O Nivus Highline 2024, testado em março, registrou 12 km/l no ciclo urbano e 15,8 km/l no rodoviário, usando gasolina. A mesma versão da linha 2025 fez 13,1 km/l e 16,8 km/l, respectivamente. É um ganho de 1,1 km/l na cidade e 1,0 km/l na estrada.
Aceleração | VW Nivus Highline 2024 | VW Nivus Highline 2025 |
0 a 100 km/h | 11,1 s | 11,2 s |
0 a 1.000 m | 32,5 s – 161,7 km/h | 32,5 s – 161,1 km/h |
Velocidade máxima* | 189 km/h | 192 km/h |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h em | 4,74 s | 4,84 s |
D 60 a 100 km/h em | 6,18 s | 6,20 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,54 s | 7,66 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 13,7/24,4/55,6 m | 13,6/24,0/54,8 m |
Consumo | ||
Urbano | 12,0 km/l | 13,1 km/l |
Rodoviário | 15,8 km/l | 16,8 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 37,7/61,9 dBA | 38,7/64,6 dBA |
80/120 km/h | 59,9/72,1 dBA | 60,9/67,8 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 98 km/h | 98 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 1.900 rpm | 1.900 rpm |
Volante | 3 voltas | 2,7 voltas |
A diferença no desempenho dinâmico, por outro lado, foi mínima. No teste de aceleração, foi de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, apenas 0,1 s mais lento que o modelo antigo. Não fazemos o teste de velocidade máxima, mas a Volkswagen diz que o Nivus agora chega a 188 km/h com gasolina e 192 km/h com etanol, enquanto a versão pré-facelift alcançava 184 km/h e 189 km/h, respectivamente.
Seu rendimento energético impressiona, ainda mais quando consideramos que não tem nenhum tipo de eletrificação. A plataforma MQB-A0 ainda não está preparada para motores híbridos ou elétricos, motivo pelo qual será modificada para ser usada como base para a próxima geração de carros da VW no Brasil, passando a aceitar um sistema híbrido-leve que será produzido em São Carlos (SP).
Nivus contra Pulse:
Aceleração | VW Nivus Highline | Fiat Pulse T200 Hybrid |
0 a 100 km/h | 11,2 s | 9,9 s |
0 a 1.000 m | 32,5 s – 161,1 km/h | 31,7 s – 162 km/h |
Velocidade máxima* | 192 km/h | 189 km/h |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h em | 4,84 s | 4,4 s |
D 60 a 100 km/h em | 6,20 s | 5,7 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,66 s | 7,42 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 13,6/24,0/54,8 m | 14,4/25,7/59,3 |
Consumo | ||
Urbano | 13,1 km/l | 12,6 km/l |
Rodoviário | 16,8 km/l | 15,8 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 38,7/64,6 dBA | 44,7/63,5 dBA |
80/120 km/h | 60,9/67,8 dBA | 63,2/68,5 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 98 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 1.900 rpm | 1.900 rpm |
Volante | 2,7 voltas | 2,5 voltas |
Mesmo sem a tecnologia MHEV, o Nivus 2025 provou ser mais econômico do que o recém-lançado Fiat Pulse T200 Hybrid. O SUV compacto ítalo-brasileiro registrou 12,6 km/l no consumo urbano e 15,8 km/l no rodoviário em nosso teste instrumentado, o que é 0,5 km/l a menos na cidade e 1 km/l a menos na estrada.
Pode ser mais econômico do que o Pulse, mas quando falamos de performance, o Nivus acaba perdendo. No 0 a 100 km/h, o SUV da Fiat precisa de 9,9 s, sendo 1,3 s mais rápido do que o Volkswagen. Vence também nas retomadas, porém com uma diferença muito menor, que chega a 0,5 s na aceleração de 60 a 100 km/h.
O que mais mudou?
O design externo pode ser funcional, mas ainda vai dividir opiniões. Em particular, eu gostei bem mais do visual ao vê-lo ao vivo e não sinto falta dos faróis de neblina, já que as luzes em led iluminam muito bem sem a necessidade de um conjunto auxiliar. A grade maior no para-choque traz um ar um pouco mais agressivo e interessante para o SUV.
A adição da barra luminosa na parte dianteira, disponível somente na versão Highline, é bem-vinda e ainda traz um ar de novidade para o carro. O mesmo não pode ser dito para as lanternas, que também são interligadas por uma linha em led, só que é um estilo que está ficando manjado.
Os designers não alteraram o desenho da cabine, focando em um ponto bem mais importante ao melhorar o acabamento. As portas receberam partes em vinil e tecido, trazendo um ar bem mais sofisticado. É uma pena que tenha mantido o plástico rígido na parte superior do painel. A versão testada ainda conta com o pacote Outfit, adicionando os bancos em duas cores e o acabamento azul.
Uma ótima notícia é que a multimídia VW Play foi atualizada novamente, não apenas no software como também no hardware. Com respostas mais rápidas e um menu mais intuitivo, ficou muito mais agradável de usar e não travou nenhuma vez – um ponto positivo para mim, pois a versão anterior sempre apresentou um problema em todos os carros que testei.
A multimídia tem outra novidade, passando a ter conexão 4G nativa. Além de servir para baixar aplicativos e usar recursos online sem a necessidade de usar a internet do smartphone, o sinal faz a integração com o novo aplicativo Meu VW. Com ele, é possível consultar informações sobre o Nivus como nível de combustível ou quantos km/l fez na última viagem; verificar a saúde do veículo e enviar um relatório para uma concessionária em caso de problemas; determinar algumas restrições para onde o carro pode rodar ou em qual horário, enviando um sinal caso descumpra as regras; e até mesmo verificar a localização do veículo. A conexão custará R$ 24,90 por mês.
Tirando as mudanças no motor, é o mesmo Nivus que já conhecemos. Segue com um bom espaço interno, até mesmo nos bancos traseiros, e com um porta-malas com capacidade para 415 litros. Não recebeu o sistema de mudar o ângulo do encosto dos bancos traseiros para aumentar o espaço do bagageiro, item que ficará exclusivo para o T-Cross.
Na versão Highline, traz ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, câmera de ré, retrovisores laterais com ajuste elétrico, faróis full-led, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, start-stop, paddle shifts para troca de marchas, rodas de liga leve de 17”, piloto automático e mais.
Esta configuração tem apenas dois opcionais. Um é o pacote Outfit, por R$ 2.120, com uma pintura preta brilhante para as maçanetas, para-choque, teto, rack e rodas, além dos bancos com visual exclusivo e acabamento azul no interior. O outro é o kit ADAS, que adiciona detector de ponto cego, assistente de faixa, câmera multifuncional e assistente de estacionamento, custando R$ 4.470.
A reestlização do Nivus cumpre o seu papel ao mudar o seu estilo ao mesmo tempo em que traz algumas mudanças, ao invés de apenas mexer no para-choque. Em tempos em que o preço do combustível está bem alto, reduzir o consumo é uma boa pedida.
O preço pode assustar: R$ 153.990. Se quiser o carro com o sistema ADAS, terá que pagar R$ 158.460. Porém, o Fiat Pulse Impetus Hybrid custa R$ 140.990 e não é tão bem equipado, enquanto o Fastback Impetus Hybrid agora é vendido por R$ 161.990. Mas isso gera uma preocupação sobre quanto o futuro Nivus GTS irá custar.
Ficha técnica – Volkswagen Nivus Highline 2025
Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 10,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: compr., 427,2 cm; larg., 175,7 cm; alt., 149,6 cm; entre-eixos, 256,6 cm; peso, 1.221 kg; porta-malas, 415 litros (VDA); tanque, 52 litros