Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Sai o francês, entra o chinês

Por Redação 13 Maio 2011, 14h12

17 km

Sai o Smart ForTwo, o francês cujo vídeo do desmonte você pode ver aqui, e entra o JAC J3. Campeão disparado nas busca do nosso site, o chinês provoca curiosidade e dúvidas. Será que ele aguentará nosso asfalto? Haverá um plano que garanta peças de reposição? A garantia de seis anos vai funcionar na prática? O atendimento da rede será eficiente? Essas e outras questões serão respondidas ao longo dos 60 000 km que atravessaremos com o J3.

Tentei regular a altura do volante na frente do vendedor que fez a entrega do J3. Primeiro, precisei aplicar uma força exagerada para soltar a trava. Depois, com ela liberada, tive a impressão de que o sistema estava quebrado, tamanha a força necessária para mover a coluna para cima e para baixo. “É… é meio durinho mesmo”, disse ele meio desconcertado.

O passo seguinte foi a apresentação do motor. Perguntei se era flex. “Não, só gasolina”, respondeu rápido, como se quisesse encerrar o assunto. Antes de me liberar, comentou sobre o plano de garantia. “São seis anos de cobertura total, mas é importante que você faça todas as revisões e trocas de óleo.”

O plano de garantia prevê a primeira revisão (gratuita) aos 2 500 km e as demais a cada 10 000 km, com uma troca de óleo a cada 5 000 km. No caso de uso severo, o manual diz que a substituição do lubrificante deve ocorrer a cada 3 000 km, mas em nenhum momento explica exatamente o que a JAC caracteriza como uso severo. Manifestamos nossa dúvida ao 0800 da marca. “Não tenho essa informação. O senhor precisa ligar numa concessionária”, disse o atendente. Ligamos em três. Mas as respostas foram desencontradas, então contatamos a assessoria de imprensa da JAC. “Consideramos uso severo a rodagem em estradas de terra e areia, em velocidade elevada, entre outras condições. Vamos providenciar a inclusão dessas informações no manual”, disse Luiz Inoue, diretor de engenharia da marca chinesa. No Longa Duração, o J3 seguirá o plano de manutenção convencional.


Capricho: os manuais são entregues numa capa rígida com o logo da marca em relevo (esq.). Não pedimos nem pagamos à parte, mas o J3 veio com tapetes de carpete e película nos vidros (dir.).

Continua após a publicidade

Publicidade