Por Péricles Malheiros
52 205 km
A menos que algo extraordinário leve a uma parada forçada daqui até os 60000 km, o Etios não visitará novamente a rede Toyota: aos 50 000 km, ele passou por sua última programada. A manutenção, feita pela autorizada paulistana Sorana, retomou a calmaria quebrada na revisão dos 40 000 km, quando o técnico da Caltabiano deixou o fluido vazar sobre a pinça de freio. A bem da verdade, a própria autorizada relatou o fato e providenciou a troca da peça em garantia. Mas falemos da revisão dos 50 000 km. O plano de manutenção estabelecido pela Toyota prevê apenas a troca de óleo e filtro, o que foi feito a contento. No entanto, a Sorana sugeriu ainda a substituição do filtro do ar-condicionado. “Na verificação, detectamos que ele está bem próximo do nível máximo de saturação. Se deixar a troca para a próxima revisão, em pouco tempo a cabine será invadida por um odor forte quando a ventilação for acionada”, disse o consultor técnico. Autorizamos a substituição e, mais tarde, com a peça usada em mãos, comprovamos que a alegação fazia sentido. No caixa, boas notícias: ganhamos desconto no preço da revisão (de 238 por 216 reais) e isenção de mão de obra para troca do filtro de cabine (43 reais). Pelos serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio, cobraram outros 160 reais.
No mês (29% na cidade) – Etanol 9,7 km/l
Desde dez/12 (40,9% na cidade) – Etanol 9,3 km/l
Após visitar o litoral paulista, Etios atingiu a quilometragem para fazer a quinta revisão