Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Nivelado por cima

Por Redação 6 set 2013, 13h56

Por Péricles Malheiros

22 027 km

A pesquisa anual Os Eleitos, de QUATRO RODAS, da qual participam donos de carros de várias marcas, aponta a rede Toyota como uma das mais eficientes: em 2012, sua avaliação só ficou (um pouco) abaixo da da Honda. A segunda revisão obrigatória do nosso Etios de Longa Duração, feita aos 20 000 km, nos mostrou a razão da empatia junto ao público.

O plano de manutenção oficial prevê apenas a substituição do lubrificante do motor e de filtros (de óleo e combustível), além de uma verificação do estado geral do carro. Na lista de itens a serem inspecionados, consta o filtro de cabine, responsável por impedir que as impurezas suspensas no ar invadam o interior. Ao telefone, o consultor da autorizada Alpha Trevo, de Alphaville, em São Paulo, disse: “A revisão está pronta, mas sugiro a troca do filtro do ar-condicionado, pois ele está bastante contaminado. Se autorizar a troca, posso dar a mão de obra de cortesia, uma vez que o receptáculo ainda está aberto. A peça custa 47 reais”. Autorizamos a substituição do elemento, mas pedimos para vê-lo. “De fato, já estava na hora de trocar. E a peça é mesmo a nossa, pois está com a marca que fizemos quando o Etios foi incorporado à frota”, disse o nosso consultor Fabio Fukuda, responsável, entre outras coisas, pela verificação dos serviços prestados pela rede autorizada de todos os carros de Longa Duração.

Solicitamos também os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio e tivemos outra boa surpresa. “O rodízio pouco convencional – já que inclui também o estepe – foi respeitado à risca pela Alpha Trevo”, disse Fukuda. Quando fomos retirar o carro e pagar a conta, o consultor explicou: “Cobramos apenas 40 reais referentes ao balanceamento, pois o alinhamento estava em ordem. E também desamassamos uma das rodas”.

Na hora de passar no caixa, pagamos um total de 368 reais pela segunda revisão do nosso pequeno hatch.

Consumo

No mês (53,7% na cidade) – Etanol 9,5 km/l
Desde dez/12 (50,5% na cidade) – Etanol 9,3 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

14 839 km Sintonia do rádio muda sozinha mesmo com alta intensidade do sinal

Diário

646_longaetios_01

 

Nosso Etios faz sua segunda parada programada

Continua após a publicidade

Publicidade