Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Fora da linha

Por Redação 8 dez 2011, 11h11

Por Péricles Malheiros

26 569 km

Aos 24 103 km, encostamos nosso J3 na JAC Aricanduva, em São Paulo, para fazer a troca de óleo obrigatória entre as revisões – a JAC tolera uma diferença de até 1 000 km (a mais ou a menos) em todas as paradas programadas.

Cobraram os 87 reais divulgados no site da marca e, de acordo com o relatório de serviços, providenciaram, sem que fosse solicitado, um reaperto da suspensão, verificação do nível dos fluidos e das pastilhas de freio, ajuste da correia do alternador e da fechadura da tampa traseira e limpeza do filtro de ar. Desconfiamos do excesso de gentilezas espontâneas e perguntamos ao consultor se esse tipo de tratamento é aplicado a todos os carros. “Nessa concessionária, sim, pois estamos batalhando para fidelizar a clientela”, justificou.

O problema do mês se deu antes da troca de óleo. Na edição anterior, dissemos que a revisão dos 20000 km havia sido feita a contento, mas reconhecemos aqui nossa precipitação: bastaram alguns quilômetros para notar que o serviço de alinhamento e balanceamento precisava ser refeito. “O volante está torto e vibra muito entre 100 e 120 km/h”, disse o repórter visual Eduardo Campilongo, que no último mês foi com o J3 até o Rio de Janeiro.

Wagner Quadrelli, especialista em alinhamento técnico de suspensão, condenou o serviço prestado pela JAC Aeroporto. “Os números de convergência, divergência e cáster estão bastante fora do padrão. Como está, o carro fica com a dirigibilidade comprometida e os pneus, sujeitos a desgaste irregular”, disse Quadrelli.

Continua após a publicidade

O pior ainda estava por vir. Retornamos à autorizada, que refez os serviços. De lá, fomos direto para a oficina de Quadrelli, que após analisar o J3 disse: “Está com números menos discrepantes, mas ainda estão fora do nominal”.

No decorrer do mês, continuaremos tentando colocar o J3 na linha.

Consumo

No mês (27,9% na cidade): Gasolina – 12,2 km/l

Desde mai/11 (29% na cidade): Gasolina – 12 km/l

Esguicho do lavador traseiro é desprotegido. Na lavagem, desalinha-se com facilidade (esq.) | Tampa do porta-luvas precisa ser fechada com força. Caso contrário, ela se abre sozinha ( dir.)

Continua após a publicidade

Publicidade