Por Péricles Malheiros
60 417 km
O hodômetro com mais de 60000 km anuncia a chegada da aposentadoria. Às vésperas do desmonte, o Etios cumpriu uma missão dupla: a simulação de vendas e uma bateria completa de testes.
A primeira etapa foi conduzida pelo repórter visual Eduardo Campilongo. Após ir a nove estabelecimentos, entre concessionárias e lojas independentes, Edu concluiu: “A aceitação do carro anda em baixa. Apenas um local aceitava a compra simples pelo mesmo valor que pagaria na troca. Os demais reduziam ainda mais o valor proposto”. A pior oferta veio da Hyundai Caoa Santana. Lá, ouvimos: “Só posso pagar R$ 22 000. E só fico com ele se for na troca”. As revendas Toyota Tsusho e Sorana subiram o lance para R$ 25 000, desde que a transação incluísse a compra de um Toyota zero-quilômetro. Edu diz: “As lojas Reinaldo Veículos e 13Car pagavam R$ 26 000, mas teríamos que levar, no mínimo, um seminovo ou um zero-quilômetro do estoque deles”.
Tivemos uma grata surpresa na loja em que o nosso Etios foi adquirido: a Caltabiano Pacaembu.“Lá, além de empatarem a oferta de R$ 26 000, se mostraram dispostos a fazer a compra simples, sem condicionamento de troca por um outro veículo”, diz Edu.
Finalizada a simulação de venda, o Etios rumou para Limeira, onde foi submetido aos mesmos testes de quando tinha 1000 km, ainda no início da jornada. Os resultados do teste final semelhantes aos do inicial indicam que tudo está bem, mas a sentença será dada só na próxima edição, após o desmonte completo para análise das peças.
Consumo
No mês:
11,6 km/l com 37% de rodagem na cidade
Desde dez/12:
9,4 km/l com 38,2% de rodagem na cidade
Combustível: etanol