Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Drama da lotação

Por Redação 26 mar 2013, 10h26

Por Péricles Malheiros

09 034 km

Elogiado pela maioria dos usuários pelo bom desempenho, acabamento cuidadoso e estilo atraente, o HB20 recebe suas primeiras críticas. Tanto o repórter visual Eduardo Campilongo como o estagiário André Paixão não gostaram do balanço excessivo da traseira, sobretudo com o interior carregado.

“Quanto mais peso é colocado, mais a traseira salta. Os passageiros do banco de trás chegaram a reclamar da continuidade do balanço após passar com o HB por uma simples depressão na pista”, diz Campilongo, depois de viajar com a família pelo interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A traseira saltitante já havia sido notada por nosso estagiário, André Paixão. “O carro nem estava cheio, mas notei uma tendência excessiva a uma movimentação vertical da traseira. Não há pancadas. Tenho a impressão de que molas e amortecedores um pouco mais rígidos na traseira resolveriam a questão sem comprometer o conforto”, diz.

De resto, os dois pilotos que tiveram a oportunidade de viajar com o nosso Hyundai entre o fim de dezembro e o começo de janeiro só fizeram elogios. Campilongo ressaltou as facilidades da cabine: “Gostei dos porta-objetos do console central. Há espaço para tudo: carteira, celular, chaves, moedas e até garrafinhas d’água”. Paixão, por sua vez, destacou as teclas de controle do rádio no volante e o estágio intermitente do limpador de para-brisa com velocidade de varredura ajustável. “Na estrada, peguei garoa de várias intensidades e o limpador regulável do HB20 substitui com competência os sistemas com sensor de chuva”, diz.

Continua após a publicidade

Depois de rodar com o HB20 em São Paulo, o editor Péricles Malheiros fez suas considerações sobre o sistema de áudio: “As teclas no volante são iluminadas e o rádio é compatível com iPod, mas faz falta um sistema viva-voz de celular via Bluetooth. Dos carros da frota de Longa, apenas o HB e o Etios não oferecem essa facilidade”.

Consumo

No mês (22,9% na cidade): Etanol – 8,1 km/l

Desde dez/12 (26,9% na cidade): Etanol – 8,1 km/l

Console entre os bancos tem porta-objetos e espaço para copos, carteira, celular, moeda… | Bagagem para um fim de semana é suficiente para ocupar os 300 litros do porta-malas do HB

Continua após a publicidade

Publicidade