Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Chiado e tremedeira

Por Redação 11 jul 2014, 13h33

Por Péricles Malheiros

39 752 km

O teto panorâmico voltou a incomodar. O motivo é o mesmo do início do teste: ruído do tampão retrátil. Aos 10 000 km, a autorizada Paris encontrou uma solução nada ortodoxa: em vez de trocar o conjunto barulhento – aliás, como eles alegaram ter feito –, ela amassou os trilhos. Além do aspecto horrível, a medida só surtia efeito com a tampa fechada. Com o tempo, porém, as canaletas perderam a pressão e o tampão voltou a fazer barulho tanto aberto como fechado.

Há outras duas novas reclamações no diário de bordo. Na cidade, o repórter visual Eduardo Campilongo sentiu o hatch vacilar numa subida de ladeira. “Não era muito inclinada e só havia uma pessoa comigo. Mesmo assim, senti o carro vibrar e ganhar movimento com alguma dificuldade”, diz.

Novamente sob o comando de Eduardo, o 208 manifestou outra fonte de ruído. “Ao me aproximar de um semáforo fechado, a frenagem ficou áspera de repente”, conta. Fizemos, então, uma visita à oficina Fukuda Motorcenter. Uma volta no quarteirão foi suficiente para nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, tirar suas conclusões: “As pastilhas de freio estão próximas do fim da vida útil, assim como o disco de embreagem”. Da oficina, fomos para a concessionária Port Andreta, onde deixamos nosso 208 para a revisão dos 40 000 km. Ao técnico, dissemos apenas que o carro está trepidando nas arrancadas e fazendo barulho ao frear. Como já estávamos na data de fechamento desta edição, mês que vem a gente conta como foi a revisão – e se os problemas extras a ela foram detectados.

Consumo

No mês: 10,1 km/l com 11,3% de rodagem na cidade

Desde ago/13: 8,9 km/l com 33,2% de rodagem na cidade

Continua após a publicidade

Combustível: etanol

Principais ocorrências

7 677 km Tampa do teto vibra e faz barulho

9 618 km Buzina com som rouco e abafado

28 032 km Perda de eficiência do ar-condicionado

34 196 km Embreagem trepidando nas saídas

39 327 km Chiado nas pastilhas de freio

Custos do mês

Combustível: R$ 1 960

Continua após a publicidade

Publicidade