BMW X5 M: quando a tecnologia (quase) supera a física

SUV de 2,4 toneladas chega à segunda geração com um V8 4.4 biturbo de 575 cv

Os para-choques maiores e rodas de 21 polegadas são exclusivos da versão M

Os para-choques maiores e rodas de 21 polegadas são exclusivos da versão M (Divulgação/BMW)

Apesar do “esporte” no nome em inglês, os SUVs têm tanto apelo esportivo quanto um roadster tem proposta familiar. Mas o crescimento inabalável desse segmento fez com que as fabricantes se dobrassem aos utilitários, não demorando para que as primeiras versões esportivas aparecessem.

Um dos pioneiros foi o BMW X5 M, lançado em 2009, e cuja segunda geração (baseada na terceira geração do X5) chegará ao Brasil no ano que vem com números proporcionais ao seu tamanho.

QUATRO RODAS já acelerou a novidade em um lugar a princípio não muito adequado para um SUV: o autódromo de Interlagos.

O modelo usa o mesmo V8 4.4 biturbo de 575 cv do X6 M. No X5, o conjunto usa um câmbio automático da ZF de 8 marchas para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, segundo a BMW.

A fabricante assegura que, nos modos de condução M Dynamic Mode e com o ESC desligado, é possível até fazer drifts com o mastodonte de 2.412 kg.

A carroceria inclina pouco nas curvas, considerando porte do X5 M

A carroceria inclina pouco nas curvas, considerando porte do X5 M (Divulgação/BMW)

A fabricante, no entanto, vetou aos jornalistas na apresentação do carro que andassem em qualquer modo de condução que não fosse o Eco ou Comfort, por conta da pista escorregadia após uma chuva leve.

A precaução se justifica: mesmo repleto de eletrônica, não há mágica que modifique as leis da física, mesmo com a aderência proporcionada pelos enormes pneus 285/35 (na dianteira) e 325/30 (na traseira). Mas fique tranquilo: o limite dos compostos Michelin Pilot Super Sport vai além do senso de autosobrevivência da maioria das pessoas.

O sistema de som Bang & Olufsen inclui alto-falantes retráteis embutidos no painel

O sistema de som Bang & Olufsen inclui alto-falantes retráteis embutidos no painel (Divulgação/BMW)

Quando o marketing vence

Sejamos sensatos: um SUV esportivo só faz sentido para a divisão financeira de uma fabricante. Dar uma dinâmica minimamente aceitável para um carro de 4,88 m de comprimento, 1,72 m de altura e quase 2,5 toneladas exige um trabalho hercúleo do time de engenharia.

No X5 M, isso inclui suspensão independente com braços de alumínio, amortecedores ajustáveis, bolsas de ar no eixo traseiro e barras estabilizadoras frontais e traseiras ativas (motores atuam em sentido contrário para conter a rolagem da carroceria).

O freio dianteiro usa discos flutuantes com 38,5 cm de diâmetro e pinças de seis pistões

O freio dianteiro usa discos flutuantes com 38,5 cm de diâmetro e pinças de seis pistões (Divulgação/)

A boa notícia é que, a exemplo do que ocorria na geração anterior, o X5 M faz jus à “letra mais importante do alfabeto”, como a BMW costuma reverenciar sua divisão esportiva. A estabilidade em curvas é superior à de alguns hatches, com a direção elétrica respondendo prontamente aos comandos do motorista.

Motor V8 usa duas turbinas de dupla voluta (Twin Scroll) entre as bancadas dos cilindros

Motor V8 usa duas turbinas de dupla voluta (Twin Scroll) entre as bancadas dos cilindros (Divulgação/)

A transferência de peso em frenagens é progressiva, sem que a traseira fique solta. O X5 M, aliás, é um dos poucos modelos da BMW Motorsport a ter um comportamento mais neutro, com pouca tendência de sair de traseira. Mesmo assim, a divisão de tração entre os eixos pode variar de 20% a 80%.

Bancos de couro exclusivos do tipo concha possuem múltiplos ajustes e memória

Bancos de couro exclusivos do tipo concha possuem múltiplos ajustes e memória (Divulgação/BMW)

Naturalmente até mesmo um M240i (com um pouco mais da metade da potência do jipão) pode dar trabalho ao X5 M nas diferentes curvas de Interlagos. Mas, seja na reta oposta, seja na dos boxes, o utilitário superava os 200 km/h com a mesma facilidade dos modelos menores. E possivelmente esse será o habitat natural do modelo no Brasil: acelerando em rodovias largas, sem nenhuma perspectiva de terra ou autódromo.

Velocidade das trocas do câmbio automático varia de acordo com o modo de condução

Velocidade das trocas do câmbio automático varia de acordo com o modo de condução (Divulgação/BMW)

Piscando para pedestres

Durante o uso politicamente correto o modelo também não decepciona. O pacote de equipamentos é completo e inclui sistema de entretenimento para os bancos traseiros, som Bang & Olufsen, visão noturna e faróis automáticos em LED que, em conjunto com o sistema de detecção de pedestres, pode lampejar o facho alto para alertar distraídos com o design anabolizado da versão M.

Faltou apenas o controlador de velocidade adaptativo (ausente até mesmo na Europa) e o alerta de veículo no ponto cego.

A BMW não divulgou o preço do modelo, afirmando que o valor só será fechado em uma data mais próxima do início das vendas, previsto para o primeiro trimestre de 2018. A previsão é que o modelo se posicione próximo do X6 M, que no Brasil parte de R$ 647.950.

Veredicto

Enquanto o Mercedes-AMG GLE 63 não muda de geração e a Audi não lança um hipotético RS Q7, o X5 M é a alternativa mais atraente para quem faz questão de ter um esportivo com quase 2,5 toneladas. Ou então arranje mais algumas centenas de milhares de reais e leve um Porsche Cayenne Turbo S (R$ 952.000) para casa.

Ficha técnica – BMW X5 M

  • Preço: R$ 645.000 (estimado)
  • Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, turbo, 575 cv a 6.000 rpm, 76,5 mkgf entre 2.200 e 5.000 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
  • Suspensão: duplo A (dianteira e traseira)
  • Freios: discos ventilados e perfurados (dianteira e traseira)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 285/35 R21 (Dianteira) e 325/30 R20 (Traseira)
  • Equipamentos de série: ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen, visão noturna com detecção de pedestres e alerta visual, HUD, seletor de modos de condução, faróis em LED adaptativos
  • Desempenho: 0 a 100 km/h, 4,2 segundos; velocidade máxima, 280 km/h (dados de fábrica)
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s