Audi A3: liberado para longas jornadas
Após 1.000 km com o motor administrado em baixas rotações, A3 passa pela pista de teste e é liberado para viajar
O manual do Audi A3 diz que nos primeiros 1.000 km o motor não deve ser submetido a rotações elevadas. Para não cairmos na tentação de dar uma esticadinha nas marchas, evitamos pegar estrada até que o hodômetro indicasse os 1.000 km. Sacrifício algum, afinal essa é a mesma quilometragem em que ocorre o primeiro teste de todo carro de Longa Duração. Posteriormente, aos 60.000 km, uma nova rodada de testes permite uma comparação dos resultados, como a que foi feita com a S10 da nossa frota.
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Por padrão do Longa Duração, todo modelo flex é abastecido com 100% de etanol, para permitir cálculos e comparativos de consumo ao longo do teste. E como uma das grandes novidades do A3 nacional é justamente a capacidade de ingerir uma dieta bicombustível, ele vai rodar com álcool durante os 60.000 km que nos fará companhia.
A vida em perímetro urbano confirmou a impressão que tivemos à época da apresentação do A3 Sedan brasileiro, em outubro de 2015: no uso diário, a ado��ão da suspensão traseira baseada em eixo de torção em substituição ao multilink, que equipava o modelo importado, não faz muita falta. Mas bastou encarar um trecho de serra para ver que não é bem assim: “Há muitas curvas mal projetadas em nossas estradas, que exigem variação de ângulo de esterço do volante enquanto são contornadas. É nesse tipo de situação, com uma curva surpresa dentro da principal, que a multilink se mostra mais eficiente, facilitando a vida do motorista e transmitindo mais segurança para todos a bordo”, diz o editor Péricles Malheiros.
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,8 s |
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Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 3,7 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 4,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 5,6 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15,8 / 26,7 / 61,4 m |
Consumo urbano | 8,9 km/l |
Consumo rodoviário | 12,5 km/l |
Ruído PM / RPM máximo | 38,2 / 17,5 dBA |
CONSUMO | |
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No mês | 8,5 km/l com 87,4% de rodagem na cidade |
Desde fevereiro 2016 | 8,5 km/l com 87,4% de rodagem na cidade |
Combustível | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível | R$ 413 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão | Ambiente 1.4 Turbo Flex |
Motor | 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.395 cm3, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm |
Câmbio | automático, sequencial, 6 marchas |