Abril Day: Revista em casa por apenas 9,90

Peugeot 2008 e 208 turbo serão híbridos na linha 2026; veja quando estreiam

Compactos da Peugeot receberão a mesma mecânica MHEV 12V dos Fiat Pulse e Fastback em breve

Por Nicolas Tavares
15 jul 2025, 12h34
Peugeot 2008 Active
Peugeot 2008 Active (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Os próximos carros híbridos da Stellantis no Brasil serão da Peugeot. A marca francesa se prepara para o lançamento dos 2008 e 208 com o motor 1.0 turbo híbrido leve (MHEV) 12V, o mesmo que já equipa os Fiat Pulse e Fastback.

O motor atualizado será a principal novidade da linha 2026 do hatch 208 e do SUV compacto 2008. Os dois modelos são fabricados na Argentina e serão lançados no Brasil no início de setembro.

Peugeot 208 Style
Peugeot 208 Style (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O sistema MHEV 12V da Stellantis tem como intuito a redução de emissões de poluentes e de consumo de combustível. Assim como nos modelos da Fiat, será combinado ao motor 1.0 turbo de 130 cv  e 20,4 kgfm e câmbio CVT. Na prática, os números de potência e torque dos 2008 e 208 turbo atuais se mantém, mas o consumo (especialmente o urbano) tende a melhorar.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
espuma sobre o motor tem a grafia “turbo” e ajuda a esconder ruídos da injeção
Motor 1.0 turbo 200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A eletrificação com o sistema de 12V consiste na troca do alternador por um motor-gerador que consegue gerar um impulso extra de aproximadamente 4 cv para assistir o motor a combustão em determinadas situações, como em velocidades de cruzeiro ou em partidas a frio. Isso reduz o esforço do propulsor, que passa a consumir um pouco menos de combustível.

Peugeot 2008 Active
Peugeot 2008 Active (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Peugeot também adaptou os grafismos dos quadros de instrumentos digitais (o 2D e o 3D) dos seus compactos para mostrarem a indicação do impulso elétrico e também da regeneração de energia nas desacelerações. Foi justamente essa indicação que gerou dúvidas quanto ao funcionamento do sistema MHEV 12V nos Fiat Pulse e Fastback.

Peugeot 2008 Active
Peugeot 2008 Active (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Os 208 e 2008 MHEV também terão uma bateria de lítio extra, também de 12V, com capacidade de recarga e descarga maior. Se seguirem o projeto dos Fiat, essa bateria extra será alocada sob o banco do motorista.

Hoje, o Peugeot 208 com motor 1.0 turbo parte dos R$ 106.990 na versão Allure. Já o 2008 tem preço inicial de R$ 130.990 na versão Active.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.