Peugeot 2008 e 208 turbo serão híbridos na linha 2026; veja quando estreiam
Compactos da Peugeot receberão a mesma mecânica MHEV 12V dos Fiat Pulse e Fastback em breve

Os próximos carros híbridos da Stellantis no Brasil serão da Peugeot. A marca francesa se prepara para o lançamento dos 2008 e 208 com o motor 1.0 turbo híbrido leve (MHEV) 12V, o mesmo que já equipa os Fiat Pulse e Fastback.
O motor atualizado será a principal novidade da linha 2026 do hatch 208 e do SUV compacto 2008. Os dois modelos são fabricados na Argentina e serão lançados no Brasil no início de setembro.

O sistema MHEV 12V da Stellantis tem como intuito a redução de emissões de poluentes e de consumo de combustível. Assim como nos modelos da Fiat, será combinado ao motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm e câmbio CVT. Na prática, os números de potência e torque dos 2008 e 208 turbo atuais se mantém, mas o consumo (especialmente o urbano) tende a melhorar.

A eletrificação com o sistema de 12V consiste na troca do alternador por um motor-gerador que consegue gerar um impulso extra de aproximadamente 4 cv para assistir o motor a combustão em determinadas situações, como em velocidades de cruzeiro ou em partidas a frio. Isso reduz o esforço do propulsor, que passa a consumir um pouco menos de combustível.

A Peugeot também adaptou os grafismos dos quadros de instrumentos digitais (o 2D e o 3D) dos seus compactos para mostrarem a indicação do impulso elétrico e também da regeneração de energia nas desacelerações. Foi justamente essa indicação que gerou dúvidas quanto ao funcionamento do sistema MHEV 12V nos Fiat Pulse e Fastback.

Os 208 e 2008 MHEV também terão uma bateria de lítio extra, também de 12V, com capacidade de recarga e descarga maior. Se seguirem o projeto dos Fiat, essa bateria extra será alocada sob o banco do motorista.
Hoje, o Peugeot 208 com motor 1.0 turbo parte dos R$ 106.990 na versão Allure. Já o 2008 tem preço inicial de R$ 130.990 na versão Active.