Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novo Toyota Corolla ousa com frente do Prius mas motores decepcionam

Ministério chinês revela as primeiras imagens e informações do sedã atualizado, que fará até 24 km/l na versão híbrida

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 12 set 2025, 12h02 - Publicado em 11 set 2025, 10h28
Toyota Corolla 2027 em imagens vazadas
O Toyota Corolla que apareceu nos documentos de homologação na China (MIIT/Reprodução)
Continua após publicidade

O Toyota Corolla atualizado já está pronto, pelo menos para o mercado chinês. É o que revela o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, que divulgou as primeiras imagens e informações sobre a linha 2026 do sedã nos documentos de homologação do país, mostrando não apenas como será o seu design como também as medidas e o que podemos esperar de sua motorização.

As mudanças mais impactantes estão na dianteira, que abandona o visual conservador e adota uma linguagem mais moderna e agressiva, alinhada a outros lançamentos da marca como o Camry e o Prius. Esta possibilidade já havia sido levantada em outras mídias, inclusive com projeções da décima terceira geração do sedã usando a mesma identidade visual.

Toyota Corolla 2027 em imagens vazadas
(MIIT/Reprodução)

Destaque para os faróis em formato de “C”, unidos por uma barra de LED sobre uma grade mais discreta. A traseira também foi atualizada com lanternas interligadas, uma tendência atual do mercado. Apesar de não estar nas fotos, o sedã continuará a ter um teto solar como opcional.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Em termos de dimensões, o novo Corolla cresceu significativamente. O comprimento aumentou em 8 cm, chegando a 4,71 metros, e o entre-eixos foi ampliado em 5 cm, totalizando 2,75 metros, o que deve garantir mais conforto aos ocupantes.

Apesar da Toyota ter confirmado o desenvolvimento de novos motores e de estar trabalhando numa novíssima geração para o Corolla, não há nada novo na mecânica do modelo chinês, ao menos neste primeiro momento. O sedã será lançado com o 2.0 aspirado de quatro cilindros, da família Dynamic Force. Neste caso, é uma variação do motor usado no Brasil e que já equipa o Corolla Cross por lá, entregando 171 cv.

nova-geracao-toyota-corolla---projecoes (1)
Projeção do novo Corolla feita pelo canal Theottle (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

A opção híbrida terá o 1.8 aspirado de ciclo Atkinson, que gera 98 cv. O documento não revela a potência do motor elétrico e nem a potência combinada de todo o conjunto. O sistema híbrido utilizará uma nova bateria NMC fornecida pela BYD,  mais moderna que a antiga e cuja capacidade não foi revelada – o Corolla atual tem uma bateria de 1,3 kWh.

Mesmo que não tenha revelado todos os dados sobre a motorização, o MIIT já divulga o consumo oficial do sedã. O rendimento fica entre 22,5 km/l na versão mais pesada, de 1.405 kg, e com pneus 225/45 R17; e pode chegar a 24,2 km/l na variante com pneus 195/65 R15 e que pesa 1.380 kg.

Continua após a publicidade

Estes motores devem ser utilizados apenas na China. A Toyota trabalha em novos propulsores, inclusive um 1.5 para as versões híbridas de entrada para o mercado japonês. Há rumores sobre uma inédita variante híbrida plug-in, equipada com o novo 1.5 turbo e que, segundo rumores, terá uma autonomia acima de 2.000 km, para igualar-se à eficiência dos PHEVs chineses.

O fato do sedã já ter sido homologado na China indica que a apresentação não deve demorar. Até agora, falava-se de uma estreia em 2026, o que ainda faz sentido, considerando os prazos normais da Toyota. Já a nova geração do Corolla chegará às lojas no Japão e outros mercados ao longo do ano que vem. No caso do Brasil, o lançamento ficará apenas para 2027. Até lá, a fabricante focará na estreia do Yaris Cross, no mês que vem, e na inédita picape intermediária.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.