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Novo SUV de sete lugares baseado no Renault Duster estreia em outubro

Baseado no conceito Bigster, utilitário estava nos planos da marca para o Brasil

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 7 set 2024, 20h07 - Publicado em 7 set 2024, 19h50
bigster
 (Dacia/Divulgação)
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Em um momento de transição, a Renault quer mudar sua imagem nos países emergentes, começando a vender carros mais refinados em vez de buscar volumes altos como antigamente. E um dos veículos que terá um papel importante nesta nova percepção dos clientes será o Bigster, um SUV médio de sete lugares que enfrentará o Jeep Compass no Brasil.

Contudo, antes de estrear no Brasil o novo SUV precisa ser apresentado e lançado na Europa. Depois de três anos em desenvolvimento, a versão final do utilitário enfim será revelada no Salão de Paris (França) em outubro, em sua versão Dacia.

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Terá muito da nova geração do Duster, ainda indisponível no Brasil, porém será um carro bem maior, com cerca de 4,60 m de comprimento (30 cm mais do que o Duster). Este espaço extra permitirá que tenha uma terceira fileira de assentos.

bigster
(Dacia/Divulgação)
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Apresentado pela primeira vez em 2021 como um protótipo da Dacia, o Bigster foi usado como o exemplo da Renault para sua nova filosofia, unindo a experiência da marca romena em reduzir custos com a qualidade dos modelos da fabricante francesa. Na época, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, disse que seria um produto para a América Latina e, principalmente, o Brasil.

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O SUV aproveitará muito do novo Duster, como painéis da carroceria, assentos e boa parte da mecânica. As mudanças devem aparecer a partir da coluna B, aumentando o tamanho das portas traseiras para facilitar o acesso à terceira fileira e esticando o balanço traseiro.

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Dacia Bigster
(Divulgação/Renault)

Como o intuito da Renault é posicionar o Bigster como um dos carros mais caros da empresa em muitos mercados, espere por um acabamento melhor, usando materiais mais refinados, além de mais equipamentos para justificar o preço maior.

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A mecânica é um mistério até o momento. A possibilidade mais comentada na Europa é o uso do 1.2 turbo híbrido leve de 130 cv na versão de entrada e um 1.6 turbo híbrido (HEV) de 140 cv de potência combinada nas mais caras. No Brasil, ele é esperado com a mesma mecânica híbrida (HEV), mas também com uma plug-in (PHEV) baseada no motor 1.3 turbo flex de 170 cv usado hoje por Duster e Oroch.

Renault Niagara Concept
(Divulgação/Renault)

Seu destino no Brasil ainda é uma incógnita. Apesar do CEO da Renault ter confirmado o carro para a América Latina, nada mais foi dito a respeito. A fabricante está desenvolvendo um SUV cupê acima do Duster, que será lançado em 2025 e terá muito do design do Bigster.

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Renault Niagara Concept

Ao mesmo tempo, o SUV de sete lugares também servirá como ponto de partida para o maior carro baseado na plataforma RGMP, a picape intermediária Niagara, que será fabricada na Argentina e também terá mecânica híbrida plug-in. O plano de investimentos dedicado a isso será anunciado nas próximas semanas.

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