Seis dos dez carros mais vendidos na China são de marcas tradicionais
Carro mais vendido na China é uma minivan. Os outros nove, porém, são sedãs ou SUVs. Chineses têm mais variedade de opções que os brasileiros
Não foi à toa que o mercado de automóveis chinês se tornou o mais importante para as fabricantes ocidentais.
A venda de carros no país de Mao Tsé-Tung cresceu 200% desde 2008.
Somadas, as quatro maiores fabricantes locais venderam 6,7 vezes mais carros do que todo o mercado automotivo brasileiro em 2017.
Só a SAIC respondeu por 6,2 milhões de automóveis em 2017. A empresa é parceira da GM, com Chevrolet, Cadillac e mais duas marcas locais.
A Wuling é especializada em monovolumes, e Baojun (“cavalo precioso” em português), oferece carros de baixo custo, apesar de ser parceira da Volkswagen no mercado local.
No Brasil foram vendidos 2.239.403 unidades entre automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus em 2017.
Empresas como Dongfeng (3,5 milhões), parceira de Honda, Kia, Nissan, Renault, Peugeot e Citroën, FAW (3,1 milhões), parceira de Volkswagen, Audi, GM e Toyota e Changan (2,2 milhões), sócia de Ford, Suzuki, Mazda e Peugeot-Citroën, também superam, sozinhas, as vendas de automóveis no Brasil.
Juntas, formam o time das quatro maiores fabricantes de automóveis da China, onde todo fabricante estrangeiro precisara firmar uma joint-venture com uma empresa local para produzir e comercializar seus veículos no mercado local. Esta regra, imposta em 1994, está prevista para acabar em 2023.
Ainda assim, veículos de marcas ocidentais dominam o ranking dos 10 carros mais vendidos na China em 2017.
1º – Wuling Hong Guang (532.394 unidades)
Longe de ser bonito, o Wuling Hongguang (pronuncie se for capaz!) tem capacidade para sete passageiros bem distribuídos entre seus 4,5 m de comprimento (14 cm a mais que a Spin).
Tem motor 1.5 16V Dual VVT de 111 cv e 15 mkgf de torque. Outra vantagem do modelo é que a rede de concessionárias da Wuling cobre 90% das cidades chinesas com suas 2.800 concessionárias.
O Brasil tem, hoje, 6 mil concessionárias no país inteiro, de acordo com a Fenabrave. Pense nisso.
2º – Volkswagen Lavida (517.255 unidades)
A Volkswagen tem 10 sedãs à venda na China, entre os fabricados pela FAW e pela SAIC. O mais vendido deles é o Lavida, fabricado pela joint-venture SAIC-VW, e vendido em duas gerações distintas.
Sua plataforma é a PQ34, mesma do Golf IV. Ainda tem versão hatch, o Gran Lavida e sua versão aventureira, Cross Lavida.
A nova geração do Lavida, chamada de Lavida Plus, é o grande lançamento da VW no Salão de Pequim.
Considerada a versão local do novo Jetta, ele é baseado na plataforma modular MQB e tem três opções de motores: 1.5 aspirado de 116 cv, 1.2 TSI de 116 cv e 1.4 TSI de 150 cv, os dois últimos com opção de câmbio DSG de sete marchas.
3º – Haval H6 (505.944 unidades)
A marca de SUVs da Great Wall faz sucesso na China e o Haval H6 é seu principal produto.
O modelo é vendido nas versões Coupé, mais compacta, e Sport, mais espaçosa. A nomenclatura não faz qualquer sentido: o Sport tem motor 1.5 aspirado de 100 cv e o Coupé usa o 2.0 turbo de 197 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas da Getrag, mesma fornecedora dos dupla embreagem da BMW.
4º – Buick Excelle (421.296 unidades)
A Buick tem vendas significativas na China. O Excelle, sua versão do Opel Astra, é seu modelo de maior sucesso.
Por lá, é vendido com motor 1.5 aspirado de 114 cv e 1.4 turbo de 156 cv.
5º – Nissan Sylphy (404.726 unidades)
O design entrega: o Sylphy é a versão chinesa do Sentra. Por lá ele é fabricado pela Dongfeng.
A meta da Nissan é sair da sexta para a terceira posição no ranking das marcas mais vendidas da China até 2023.
6º – Baojun 510 (358.877 unidades)
O Baojun 510 é considerado o lançamento de maior sucesso da história do mercado chinês. Chegou às 300 mil unidades vendidas em apenas 10 meses.
É focado em jovens famílias e tem preço convidativo: parte do equivalente a R$ 29 mil.
Tem motor 1.5 de 111 cv e quatro airbags e controle de estabilidade são equipamentos de série.
7º – Volkswagen Tiguan (340.032 unidades)
Todos os Tiguan vendidos no mundo estão à venda na China.
A primeira geração continua à venda junto com a nova, disponível na versão curta de cinco lugares e na AllSpace, de sete.
8º – GAC Trumpchi GS4 (337.330 unidades)
Este SUV médio é o carro mais vendido da GAC, fabricante local que nasceu produzindo bicicletas.
Além do design interessante, tem motor 1.3 turbo de 137 cv e câmbio automático de sete marchas.
9º – Toyota Corolla (336.763 unidades)
Olha só quem apareceu, o segundo carro mais vendido do planeta! Na China, a geração passada do sedã convive com a atual nas lojas.
Além disso, sua versão híbrida tem várias isenções fiscais.
10º – Volkswagen Sagitar (327.062 unidades)
Ao contrário do Lavida e do Tiguan, oi Sagitar é fabricado pela joint-venture da Volkswagen com a FAW, a mais antiga fabricante chinesa.
Mas o Sagitar não precisa de apresentação: é o nosso Jetta. E o Jetta vendido na China é um carro completamente diferente e até menor.