Faltam apenas dois meses para o ano acabar e a Volkswagen trabalha a todo vapor em seu próximo lançamento, que promete ser o mais importante de 2025 para a fabricante. Este é o Volkswagen Tera, o futuro SUV mais barato da marca, menor do que T-Cross e Nivus, e quer ser popular como foi o Gol.
Conhecido anteriormente com A0 SUV, VW246 ou até como “SUV do Gol”, o Volkswagen Tera teve seu nome anunciado oficialmente hoje (4), dando sequência ao trabalho de divulgação do carro que começou no Rock In Rio em setembro, quando um protótipo foi mostrado atrás de uma camuflagem no estande da marca. Agora, escolheram um nome com a letra inicial ‘T’, como todos os outros SUVs da VW.
O batismo será com um dos nomes que a fabricante registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como adiantado por QUATRO RODAS em abril de 2023, após ter acesso a uma pesquisa com consumidores.
Os possíveis nomes eram as seguintes:
- Hera
- Tera
- Teon
- Therion
- Taira
- Copa
- Copan
Acostume-se a ouvir falar dele, pois a fabricante deve passar os próximos meses divulgando algumas informações aqui e ali para manter não só o interesse do público como também fazê-lo aparecer mais vezes na mídia.
Apesar de ainda fazer mistério, boa parte do design do VW Tera já foi revelado. O teaser anterior mostra a dianteira do e, após clarear a imagem, o visual ficou bastante visiível, com um estilo específico ao invés de imitar as linhas de outros carros da marca. O para-choque tem duas imitações de passagem de ar nas laterais e uma grade bem larga, onde também está a placa de identificação.
A segunda entrada de ar é bem mais fina e fica na altura do logotipo, seguindo até os faróis, que terão linhas diurnas em led na parte superior, descartando os rumores de que teria o mesmo conjunto do Nivus. A traseira terá lanternas em led e, como os demais SUVs nacionais da marca, serão interligadas por uma barra preta.
O protótipo mostrado no Rock In Rio deu uma ideia de seu tamanho, que deve ficar por volta de 4,10 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. Será construído com a plataforma MQB-A0, usada por Polo, Nivus, T-Cross e Virtus. A arquitetura ajudará a ser um carro seguro, com pelo menos quatro airbags de série.
Para diferenciá-lo dos outros crossovers compactos da empresa, o Volkswagen Tera deverá utilizar o motor 170 TSI, um 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm utilizado pelo Polo, deixando a variante de 128 cv e 20,4 kgfm para Nivus e T-Cross. A transmissão será a automática de seis marchas. O projeto já foi concebido para utilizar o futuro sistema híbrido-leve flex que será produzido em São Carlos (SP).
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Como é o Volkswagen Tera
O novo SUV de entrada da Volkswagen começou a ser revelado no Rock In Rio por trás de um ambiente de leds, que a depender da imagem formada e da luminosidade, revelava partes do modelo – ou o esconde por completo. E mesmo com toda a camuflagem, muitos detalhes ficaram visíveis.
Aqui vai o que pudemos notar e confirmar “vendo” o carro de perto:
- Como flagras sinalizavam, tem porte e colunas do Skoda Fabia. Pode-se esperar por 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos.
- A linha de cintura remete ao Skoda, mas há um vinco mais baixo nos para-lamas traseiros que acabam nas lanternas.
- As lanternas traseiras são de leds e interligadas por uma barra preta com a espessura de metade do logo traseiro.
- O para-choque traseiro tem desenho típico de SUV urbano, com proteção na base, mas parece estar mais recuado que a tampa do porta-malas.
- As rodas são diamantadas e de aro 17. As molduras das caixas de roda são bem salientes.
- O teto tem relevos bem marcados e as barras longitudinais são elevadas e, aparentemente, funcionais.
- A frente do carro está com todas as tomadas de ar cobertas, mas o teaser mostra bastante. Os faróis têm leds integrados e não são contínuos, o que permite uma fácil identificação.
Fiat Pulse e Renault Kardian serão os principais rivais deste novo VW, que ajudará a formar uma segunda classe de SUVs compactos junto com o futuro SUV do Chevrolet Onix.
Mesmo com toda a camuflagem é possível notar que o A0 SUV tem coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente, o que faz com que pareça mais robusto e aumenta seu porte.
Outros recursos de design são o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. É possível que lanternas e faróis sejam interligados por barra de leds, que estariam escondidos sob a camuflagem. Na primeira imagem divulgada pela marca, porém, a barra central não existe na dianteira.
O lançamento do Volkswagen Tera está confirmado para 2025, com produção em Taubaté (SP). A estreia deve acontecer logo no começo do ano e, considerando que hoje o Nivus parte de R$ 119.990 na versão Sense, o Volkswagen Tera terá preços iniciais bem abaixo disso. O novo compacto faz parte da ofensiva anunciada pela marca de lançar 16 modelos até 2028.