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Volkswagen Meteor Hybrid é projeto nacional que promete 90% menos emissões

Caminhão híbrido nacional pode reduzir o consumo em até 20% e é atração da Fenatran junto do novo Constellation a biometano e nova geração do e-Delivery

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 nov 2024, 12h02 - Publicado em 4 nov 2024, 18h42
VW Meteor Hybrid
VW Meteor Hybrid (Divulgação/Volkswagen)
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A Volkswagen Caminhões e Ônibus está com planos ambiciosos para a sua linha no Brasil. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo, a fabricante revelou novos caminhões focados em um futuro mais sustentável. Mas o grande destaque é o Meteor Hybrid, caminhão híbrido 100% projetado no Brasil.

O Meteor Hybrid ainda é um protótipo e trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Suspensys, empresa que fabrica suspensões e eixos para caminhões. É ela quem fornece um eixo elétrico (ou seja, com um motor elétrico acoplado a ele) de 200 cv e com força suficiente para movimentar o caminhão no modo elétrico em baixas velocidades ou auxiliar o motor a diesel quando mais potência for necessária.

Meteor Hybrid
Meteor Hybrid é projeto 100% nacional e promete poluir 90% menos que o caminhão convencional a diesel (Divulgação/Quatro Rodas)

Para isso, o projeto 100% nacional combina um conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema. A promessa é de uma redução de consumo entre 10 e 20% e, sem divulgar nenhum número, a promessa da Volkswagen é de que o Meteor Hybrid possa “rodar por quilômetros sem recarga”. A depender da aplicação, a autonomia poderá até mesmo dobrar.

Eixo elétrico do VW Meteor Hybrid
Eixo elétrico do VW Meteor Hybrid (Divulgação/Volkswagen)

Com esses conceitos, a montadora afirma que o caminhão híbrido consegue reduzir em até 90% as emissões de CO2 quando abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado, ou diesel verde), se comparado ao modelo a diesel tradicional. Uma questão é o custo, que poderia superar em quase 40% o preço de um caminhão convencional.

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A VW ainda não deu data para o lançamento do conceito, mas tem uma solução mais imediata para reduzir as emissões da sua frota. Outra novidade é o Constellation 26.280 Biometano, primeiro caminhão pesado da marca movido a biometano.

Constellation biometano
Constellation movido a biometano promete maior autonomia do segmento (Divulgação/Quatro Rodas)

Seus testes começarão já em 2025 nas frotas de clientes da marca. Assim como o conceito híbrido, há poucas informações sobre o novo membro da família Constellation, porém, a Volks afirma que ele terá “a maior autonomia do segmento” graças aos seus 240 metros cúbicos (ou 960 litros) de capacidade de armazenamento de combustível gasoso. Eles também afirmam que o caminhão é capaz de reduzir em até 90% as emissões de C02 e que sua principal função é atender na coleta de resíduos.

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Mais novidades

Juntamente dos outros dois modelos, a VWCO também está lançando a nova geração do caminhão elétrico e-Delivery. As mudanças chegam primeiro para a versão e-Delivery 11, entre elas, a estreia do novo motor de 380 cv e 219,2 kgfm. A marca também confirma que o modelo teve suas capacidades aumentadas, chegando ao peso bruto total (PBT) de 11.400 kg e peso bruto total combinado (PBTC) e capacidade máxima de tração (CMT) de 15.000 kg, fora os 3.600 kg de capacidade de reboque.

novo e-delivery
Nova geração do e-Delivery (Divulgação/Quatro Rodas)

Ainda dentro do âmbito ambiental, a VW revelou que, a partir de agora, todos os caminhões que saírem da linha de montagem da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, terá 10% HVO no primeiro tanque.

“Nossa fábrica em Resende (RJ) também somará esforços nessa jornada sustentável, adicionando 10% de diesel verde HVO ao primeiro abastecimento de seus produtos na linha de montagem. Como líder de vendas no mercado brasileiro de caminhões, assumimos nossa posição de vanguarda para trazer ao setor de transporte de cargas conceitos inovadores que podem ajudar a guiar as próximas gerações de veículos comerciais”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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Novos Caminhões VW
Nobidades da VW na Fenatran (Divulgação/Quatro Rodas)

A montadora também apresentou a nova linha de equipamentos Highline. Assim como acontece nos carros de passeio, ela adiciona aos veículos pesados mais tecnologia ao pacote de equipamentos. Entre os principais itens da nova linha está o quadro de instrumentos digital de 10’’ e a central multimídia de 7’’. Há ainda a possibilidade de bloqueio remoto do veículo a partir da plataforma RIO e a integração ao novo aplicativo VolksConnect, permitindo controlar funções e acessar informações através do celular.

Por fim, a montadora anunciou a chegada ao mercado de novos modelos, como o Constellation 20.480, o cavalo-mecânico 4×2 mais potente do segmento com 480 cv, 244,7 mkgf e 56 toneladas de PBT. Os Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 H ganham eixos reforçados para transportar mais carga, e toda a linha Metor recebeu o novo freio retarder, que melhora a frenagem em descidas de serra.

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