Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A história da concessionária DKW que continua na ativa até hoje

Sonho de um gaúcho apaixonado pela marca, loja fabrica peças à moda antiga e já exporta para o mundo todo

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 25 mar 2024, 16h21 - Publicado em 25 jul 2016, 20h37

Interior da concessionária Dekabras

Já pensou voltar 60 anos no tempo e acompanhar o auge do sucesso do primeiro carro fabricado no Brasil? Por incrível que pareça, isso agora é possível, mesmo sem terem inventado a máquina do tempo.

É que, ao entrar na concessionária DKW em São Leopoldo (RS), a sensação é de voltar ao passado, entre os anos 1956 e 1967, período em que os modelos da marca alemã foram produzidos no país pela Vemag.

Essa impressão já tomou conta dos moradores da cidade que passam pela rodovia BR-116, no trecho que liga o município à capital Porto Alegre, e deparam com uma construção de 754 metros quadrados, que exibe em sua fachada iluminada modelos de sucesso como Belcar, Vemaguet e Pracinha, além de um exemplar de competição ano 1964.

O responsável por fazer funcionar essa “máquina do tempo” é o empresário Fernando Jaeger, que resolveu fazer uma homenagem para a marca construindo uma legítima concessionária DKW. “Para mim, foi um sonho realizado”, afirma.

Fernando Jaeger, empresário gaúcho que criou a concessionária Dekabras

Continua após a publicidade

A paixão pela marca começou nas pistas. Em 1985, assistindo a uma corrida em Caçapava do Sul, apaixonou-se pelo modelo. No ano seguinte, montou um DKW e disputou seu primeiro campeonato, ganhando o apelido de “Faísca”. Em 1987 foi campeão gaúcho, fato que se repetiu por mais seis vezes na carreira que se estendeu até 1993.

Compartilhe essa matéria via:

Jaeger ficou um tempo longe dos modelos, mas em 2006 adquiriu seu primeiro DKW para passeio, um Belcar 1965. “Na restauração, tive muita dificuldade em encontrar peças. Então, devido à experiência com as competições, decidi fabricá-las.”

Continua após a publicidade

Conjunto de coroa e pinhão vendidos na concessionária Dekabras

Começou a comprar um DKW atrás do outro, chegando a 12 raridades. Com a alta demanda por suas peças, resolveu construir uma agência que, além de oferecer serviços mecânicos de confiança aos proprietários, teria um showroom da linha Vemag.

A obra durou três anos e recebeu o nome de Dekabras em homenagem a uma oficina paulista de DKW dos anos 60. O investimento total foi de 800.000 reais e nem todos entenderam o modelo do negócio. “Todo mundo dizia que ele era um maluco e que eu não deveria deixá-lo ir adiante”, diz a esposa, Ivanir, sua grande incentivadora. Tranquilo, o empresário afirma que não tem a intenção de lucrar.

Continua após a publicidade

Fachada da concessionária Dekabras

Não só os DKW recebem tratamento especial. A concessionária conta com uma suíte para os viajantes. “A intenção é atender as esposas dos admiradores vindos de locais distantes. Ao nos encontrarmos, não tem hora para acabar a conversa”, diz Jaeger.

A loja também possui um modelo de test-drive: um Belcar 1965 com mecânica aprimorada. “Vou com ele em todos os eventos de DKW para provar que é possível ter um carro da marca sem se preocupar em ficar no caminho.” Ele é equipado com freio a disco, que permite uma condução mais confiável, principalmente ao enfrentar a estrada.

Continua após a publicidade

Conjunto de bielas e rolamentos vendidos na concessionária Dekabras

Com quatro anos de mercado, a concessionária conta com um catálogo de peças de 272 modelos. “Estamos vendendo para o mundo todo e estou surpreso com o sucesso.” O business plan da Dekabras talvez fosse gongado numa bancada de investidores, mas se mostra sustentável e próspero.

Origem

Dekabras
A primeira Dekabras, em foto da década de 60 (reprodução/Internet)

O empresário Fernando Jaeger inspirou-se em uma oficina de peças genuínas e serviço autorizado que funcionava em São Paulo durante a década de 60 para conceber o projeto de sua agência. Como homenagem, batizou-a com o mesmo nome.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.