Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Último Dodge Challenger estreia em março e terá aceleração impressionante

Teasers misteriosos podem ter dado pistas sobre o novo Challenger, entre elas o seu quarto de milha e a possibilidade de rodar com combustível E85

Por João Vitor Ferreira
17 mar 2023, 19h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Dodge está pirando nos teasers do último Challenger. Até agora, a marca postou três vídeos em animação que mostram um Leprechaun – ou duende, se preferir – transformando-se em uma versão mais demoníaca e que solta algumas informações confusas sobre o carro.

    No primeiro vídeo, o inocente duende injeta um líquido misterioso – que parece algum combustível – em suas veias, como se fosse soro hospitalar. Depois disso vem a transformação. O segundo vídeo mostra uma comparação em uma balança entre Leprechaun bonzinho e a sua versão “envenenada”. A diferença mostrada no visor mostra “7,1 lb”, que deve ser o ganho de torque que a nova geração do Challenger terá. Convertendo, são 3,2 kgfm. 

    No terceiro vídeo, postado na última sexta-feira, a criatura dá um grito poderoso, mas que na verdade é o ronco de um motor. O aparelho em sua frente, que parece um anemômetro (equipamento meteorológico usado para mensurar a velocidade e a direção do vento) mostra uma equação: “105@(3.02×2.88)=”. O resultado surge logo depois do grito e mostra o número 1.582.

    Continua após a publicidade

    Algumas teorias começaram a surgir para tentar entender o que são esses números. O Motor1 apontou que o ‘105’ pode fazer referência à octanagem do motor, levando a entender que o Challenger aceitará combustível E85. Lembra do líquido misterioso responsável pela transformação do duende?

    Se resolvermos a equação dentro do parênteses temos o resultado “8,9996”. Esse seria o tempo no quarto de milha do Challenger, menor que os 9,65 do Challenger Demon. Por fim, o resultado “1.582” é o que está gerando mais confusão.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Suspeita-se que possa ser a potência, o que é menos provável, afinal, colocaria o Challenger no mesmo patamar de hiperesportivos como o Bugatti Chiron ou Koenigsegg Jesko, ambos de 1.600 cv. O mais plausível, porém, é que o número 1.582 represente o fluxo de ar do motor medido em pés cúbicos por minuto (CFM). 

    Continua após a publicidade

    Convertendo para metros cúbicos por minuto, daria o valor de 44,79 CMM. O Challenger Demon tinha um fluxo de ar de 32,56 CMM, o que mostra um aumento mais plausível, já que a nova geração terá um motor maior, mas que não chega a ser equiparável a um hiperesportivo.

    Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas

    A verdade sobre todos esses números só saberemos daqui uma semana. O novo e último Dodge Challenger será apresentado em Las Vegas, nos Estados Unidos, na próxima segunda-feira, dia 20 de março.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.