O trânsito na cidade de São Paulo tem um preço para as contas do país e um estudo de Marcos Cintra, vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que o valor é alto.
Só os custos pecuniários do trânsito, ou seja, o dinheiro que a cidade perdeu de fato com os congestionamentos, somaram quase 10 bilhões de reais no ano passado. Esse valor é calculado a partir de custos como o valor de gasolina colocado a mais nos carros por conta do trânsito, ou de diesel colocado a mais nos ônibus.
Além do valor efetivamente gasto, o estudo também mostrou que o custo de oportunidade, ou seja, o que a cidade deixou de ganhar por conta do trânsito, chegou a 30 bilhões de reais em 2012.
Somando as duas categorias (custos pecuniários e custos de oportunidade), a cidade de São Paulo perdeu cerca de 40 bilhões de reais em 2012 por conta do trânsito. Esse valor corresponde a quase 1% do produto interno bruto (PIB) do Brasil, que totalizou 4,403 trilhões de reais no ano passado.
Além disso, o estudo mostrou que o trânsito vem causando um impacto cada vez maior na economia paulistana. O valor que chegou em 40 bilhões de reais em 2012 era de pouco mais de 17 bilhões de reais em 2002, data do primeiro cálculo disponível.
Confira quanto a cidade de São Paulo perdeu com o trânsito desde 2002, segundo o estudo de Marcos Cintra, da FGV (revisado a cada dois anos).
Ano
Custo pecuniário do trânsito (dinheiro perdido)
Custo de oportunidade do trânsito (dinheiro que deixou de entrar)
Custo total do trânsito para São Paulo
2002 R$ 6.985.879.139,07 R$ 10.342.299.788,00 R$ 17.328.178.926,74 2004 R$ 7.300.650.847,88 R$ 13.128.172.049,00 R$ 20.428.822.896,69 2006 R$ 8.377.422.602,14 R$ 17.193.443.050,00 R$ 25.530.862.651,66 2008 R$ 10.107.981.983,43 R$ 24.282.318.282,00 R$ 34.490.300.265,60 2010 R$ 8.803.248.575,19 R$ 27.112.094.149,00 R$ 35.915.342.724,13 2012 R$ 9.983.704.463,74 R$ 30.175.803.397,00 R$ 40.159.507.860,97