A Toyota aproveitou a Consumer Electronics Show 2014, que acontece em Las Vegas, Estados Unidos, para exibir o seu carro-conceito FCV, juntamente com um protótipo camuflado, que será produzido em série e lançado em 2015 no país.
A montadora japonesa afirmou na ocasião que lançará o carro movido a célula de combustível no mercado dos EUA em 2015, a um preço “razoável”, ainda não especificado. Com autonomia de 483 quilômetros, o tempo de abastecimento do carro poderá variar entre 3 e 5 minutos.
O protótipo em exposição na CES tem passado por extensos testes nas estradas da América do Norte há mais de um ano. “O carro entrega uma autonomia de 483 km, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, sem emissões, com exceção do vapor d’água” , afirmou a fabricante.
Bob Carter, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota Motor Sales, disse que a montadora está fazendo um bom trabalho com a construção do veículo a um preço razoável e ajudando no pontapé inicial da construção da infraestrutura conveniente de reabastecimento de hidrogênio.
O executivo acrescentou que o veículo de célula de combustível será lançado em 2015, inicialmente na Califórnia. Isso porque o Golden State aprovou mais de US$ 200 milhões em financiamento para construir cerca de 20 novos postos de reabastecimento até 2015, um total de 40 em 2016, e 100 em 2024.
A Toyota afirma ainda que reduziu drasticamente o custo de produção de motores e transmissões de célula de combustível desde 2002, quando começou a testar e desenvolver protótipos. A montadora estima uma redução de custos de 95% no veículo que será lançado em 2015, em comparação com o que custou para construir o protótipo original em 2002.
Além disso, o tamanho e o peso da motorização do FCV foi significativamente reduzido, mantendo uma entrega total de mais de 100 kW (136 cavalos). Outra vantagem do FCV é que um veículo totalmente carregado será capaz de fornecer energia suficiente para abastecer uma casa por uma semana em uma emergência.