Toyota GR GT 2027 é supercarro com V8 biturbo híbrido que pode superar os 650 cv
Modelo de rua nasce junto com versão de competição GT3, traz motor dianteiro central e promete dinâmica de pista para as ruas
A Toyota investiu pesado em um novo carro esportivo, desta vez em um segmento em onde ainda não atua. O Toyota GR GT 2027 chegará ao mercado global dentro de dois anos com a missão de enfrentar modelos tão consagrados quanto Mercedes-AMG GT e Aston Martin Vantage. Desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, o modelo é descrito pela marca como um “carro de corrida legalizado para as ruas”.
O desenvolvimento do Toyota GR GT foi feito simultaneamente à sua versão de competição para a categoria GT3. O projeto teve supervisão direta de Akio Toyoda, presidente da marca e “Master Driver”, com o objetivo de garantir a união entre carro e piloto tanto em circuitos quanto em rodovias públicas.
O coração do Toyota GR GT 2027 é um inédito motor V8 4.0 biturbo. A configuração adota o layout “hot vee”, com os turbocompressores montados entre as bancadas de cilindros, garantindo uma construção mais compacta e respostas mais rápidas. O sistema ainda tem cárter seco para otimizar a lubrificação em curvas de alta força G.
Este motor a gasolina trabalha em conjunto com um sistema híbrido. A potência combinada alvo é de 650 cv, com um torque estimado de 86,7 kgfm. A Toyota afirma que estes números ainda podem subir, pois o desenvolvimento continua em andamento. O sistema híbrido inclui um motor elétrico montado à frente da caixa de câmbio, atuando para preencher a entrega de torque durante as trocas de marcha e eliminar qualquer atraso na aceleração.
Embora os dados finais de homologação não tenham sido fechados, a Toyota projeta uma velocidade máxima superior a 318 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h deve ficar na casa dos 3,5 segundos, números que colocam o Toyota GR GT 2027 em paridade direta com seus rivais alemães e britânicos.
Um dos grandes desafios foi manter o peso sob controle devido à hibridização. A meta da engenharia é manter o peso em ordem de marcha abaixo de 1.750 kg. Se confirmado, o modelo será cerca de 300 kg mais leve que o Mercedes-AMG GT de tração integral e terá massa equivalente à do Aston Martin Vantage, que possui tração traseira.
Para atingir essas metas de peso, o Toyota GR GT 2027 utiliza uma carroceria “body-in-white” feita de alumínio, material que também compõe os painéis externos e os principais componentes da suspensão. A frenagem fica a cargo de discos de carbono fornecidos pela Brembo.
A transmissão é uma nova caixa automática de oito marchas. Diferente dos automáticos convencionais com conversor de torque, este câmbio utiliza uma embreagem úmida — similar à usada pela AMG — para garantir trocas extremamente rápidas. A tração é exclusivamente traseira, distribuída através de um diferencial de deslizamento limitado mecânico.
A distribuição de peso foi fixada em 45% no eixo dianteiro e 55% no traseiro. O chassi conta com um sistema de controle de estabilidade derivado dos protótipos da marca que correm em Le Mans, visando uma resposta linear e alto nível de controle.
O visual do cupê é funcional, focado na aerodinâmica exigida pela versão GT3. Curiosamente, o modelo não ostenta o logotipo da Toyota. Tanto no exterior quanto na cabine, o carro carrega apenas os emblemas “GR”, consolidando a Gazoo Racing como uma marca própria de performance dentro do grupo, nos moldes do que a Lexus representa para o luxo.
O interior foi projetado para acomodar tanto pilotos profissionais quanto amadores. O foco foi a visibilidade e a “operabilidade excelente”, com todos os comandos posicionados para fácil alcance.
O Toyota GR GT 2027 tem previsão de chegada às concessionárias globais em cerca de dois anos. Ele formará, ao lado do novo Lexus LFA, a nova trindade de alta performance do grupo japonês. Ainda não há preços definidos, mas o posicionamento será no topo da gama, mirando diretamente consumidores de supercarros europeus.
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para todas as categorias de CNH
Chevrolet Sonic 2026: tudo o que sabemos sobre o SUV do Onix
Bons motoristas poderão renovar a CNH automaticamente, diz ministro
CNH: autoescolas vão ao STF e Congresso para barrar fim das aulas obrigatórias
GWM atualiza Tank 300 2025 com 421 cv e recarga mais rápida que no Brasil







