Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Tesla Roadster poderá ter motor envolto em carbono, diz Elon Musk

A tecnologia promete melhorar o desempenho e foi caracterizada pelo CEO da marca como “a mais avançada da Terra”

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 17 jun 2021, 10h31 - Publicado em 17 jun 2021, 09h25
Tesla Roadster
Nova geração do Roadster deverá contar com propulsores inspirados em foguetes da SpaceX e motores envoltos em carbono Divulgação/Tesla

Mesmo antes do começo de sua produção, o Tesla Roadster parece estar ficando cada vez mais rápido. Após anunciar a utilização de propulsores de foguetes da SpaceX em versões do novo cupê elétrico, a ideia da Tesla agora é melhorar a performance da sua motorização, utilizando motores envoltos em carbono.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A nova motorização foi apresentada na semana passada, junto ao novo Model S Plaid. De acordo com o portal Eletrek, uma tecnologia similar a introduzida estará presente no Roadster. Inclusive, o CEO da empresa, Elon Musk, respondeu algumas perguntas sobre a novidade em uma rede social. 

Rotor do Motor Tesla Model S Plaid

De acordo com Elon Musk, se a novidade aparecer no Roadster, é para aumentar as rotações e o torque máximo

Como funcionará a novidade?

Em resposta a um usuário, Musk disse que “a fibra de carbono é enrolada sobre o rotor com uma carga de alta tensão”. “A máquina responsável por esse processo é fabricada pela própria Tesla”, explicou. 

Continua após a publicidade

Mas por que a empresa realizou um ajuste nessa parte? A principal questão é a expansão do cobre. O rotor de cobre tende a se expandir com o calor e a força centrífuga causada por altas rotações. A tecnologia do carbono enrolado com alta pressão não permite essa expansão e, portanto, a eficiência do motor é mantida. 

Motor Tesla Model S Plaid
Os anúncios de Musk seguem o lançamento do Model S Plaid, que irá utilizar a tecnologia do motor envolto por carbono Reprodução/Tesla

 

Isso significa que o rotor pode chegar a mais rotações por minuto (RPM), já que o carbono impede que ele entre em expansão e, assim, otimiza o funcionamento do motor. Dito isso, Elon Musk afirma que “o motor com carbono do Plaid é, indiscutivelmente, o mais avançado da Terra”. 

Tweet do Elon Musk
Em suas redes sociais, Elon Musk afirmou que a empresa pretende levar a nova engenhoca ao Roadster Reprodução/Twitter

Quando perguntado sobre a novidade no modelo Roadster, o CEO da empresa se esquivou e afirmou que a Tesla “precisa manter alguns segredos”, mas confirmou que eles buscam aumentar o torque e as rotações por minuto para o modelo.

Caso essa novidade seja implementada na motorização do Roadster, a Tesla entregará um carro com ainda mais desempenho. Vale lembrar que, com a utilização dos propulsores de foguete, o cupê esportivo irá de 0 a 100 km/h em pouco mais de 1,1 segundo. Com velocidade máxima ultrapassando os 400 km/h, o modelo deverá entregar números ainda mais expressivos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade