PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

SUV Nissan X-Trail volta ao Brasil só na próxima geração, sem ser híbrido

Utilitário retornará ao mercado em versões convencionais para brigar com Jeep Compass e Honda HR-V Touring

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 13 fev 2019, 15h57 - Publicado em 13 fev 2019, 15h15
Nissan X-Trail Dianteira
O X-Trail só seria viável no Brasil se fosse nacional ou importado da Argentina ou México (Divulgação/Nissan)

A Nissan está decidida a trazer o SUV compacto-médio X-Trail de volta ao Brasil, mas esqueça a unidade híbrida exibida no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado.

O utilitário esportivo, que concorre no segmento do Jeep Compass, só será importado depois que trocar da terceira para a quarta geração.

Nissan X-Trail Traseira
A terceira geração do X-Trail, também chamada de Rogue em alguns mercados, veio em 2013 (Divulgação/Nissan)

A apresentação do novo X-Trail deve acontecer na Europa ainda este ano, mas o início das vendas no Brasil não acontecerá antes de 2020.

Continua após a publicidade
Nissan X-Trail Interior
Versão vendida por aqui terá câmbio automático e motorização a gasolina e/ou elétrica (Divulgação/Nissan)

O que já foi definido, segundo o presidente da Nissan no Brasil, Marco Silva, é que a versão híbrida está completamente descartada. “Vamos buscar outras tecnologias”, disse o executivo.

Nissan X-Trail Porta-Malas
Porta-malas pode receber dois assentos extras (Divulgação/Nissan)
Continua após a publicidade

O maior entrave está no fato de que o X-Trail, em princípio, viria de fora do eixo Mercosul-México – provavelmente de Europa ou Japão -, o que significa que pagará alíquota cheia de Imposto de Importação, 35%.

Nissan X-Trail Lateral
SUV tem 2,70 m de entre-eixos e 4,64 m de comprimento (Divulgação/Nissan)

Para driblar isso, de acordo com Silva, será necessário ou investir em produção na América Latina, ou em versões que paguem o menor percentual possível de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Continua após a publicidade

É aí que pode entrar na jogada uma versão 100% elétrica, que paga entre 7% e 9% de alíquota pelos parâmetros do programa Rota 2030, ao invés do teto de 25%.

Versões com propulsor a combustão também devem entrar na gama do produto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.