Morto neste sábado, 17, aos 93 anos, Silvio Santos foi um dos nomes mais importantes da televisão brasileira. Mas desde antes da criação do SBT, o que só aconteceu em 1981, o empresário já tinha um gosto apurado por carros.
Reportagem da Veja publicada em maio de 1975 mostrou a rotina do dono do Baú da Felicidade, Senor Abravanel, que ainda era um personagem misterioso e que comprava horários comprados da Globo e da Tupi e sonhava em ter seu próprio canal de televisão. Ele havia acabado de comprar seu Chevrolet Camaro.
Dizia a legenda: “Sílvio Santos chega no seu Camaro branco. Até pouco tempo só andava de Opala.”
Conta-se que Silvio Santos só trocou seu Camaro em 1993, quando importou o icônico Lincoln Town Car Signature Series também branco, mas com teto verde. Este carro acabou sendo integrado ao acervo do SBT.
Notícias do final dos anos 1990 dão conta de que o dono do Baú correu risco de perder a CNH por somar mais de 20 pontos na carteira.
A partir do final dos anos 1990, Silvio Santos passou a ser visto com alguns Chevrolet Omega, como o modelo 2001 e 2003, já do modelo australiano chegando no seu cabelereiro Jassa. O mais novo foi dado pelo presidente da Chevrolet na época, quando existia o programa “Roda a Roda Chevrolet”.
Também utilizava os Volkswagen Passat da família. Nos últimos anos, porém, utilizava um Honda Accord V6 que teria sido presente das suas filhas. E, por muito tempo, não usou motorista.
Na longa carreira como empresário, Silvio Santos ainda chegou a ser dono da antiga concessionária Volkswagen Vimave, que era usada tanto para gerir a frota de Kombis do Baú da Felicidade como também fornecia os carros que eram dados ou sorteados em promoções. Além disso, quando a inflação era alta, o salário de muitos apresentadores do SBT chegou a ser balizado, em dólar, em unidades do VW Santana.