Clique e assine com até 75% de desconto

Seria este o primeiro desenho do VW T-Sport, o SUV cupê do Polo?

Desenho antecipa rival de Kicks e WR-V; modelo também será produzido na Espanha e pode ter versão híbrida

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 26 ago 2019, 12h32 - Publicado em 26 ago 2019, 12h29
Novo CUV mistura elementos do Polo e do T-Cross com perfil de cupê Twitter/Reprodução

Se tudo ocorrer como o planejado há alguns meses, a Volkswagen começa a produzir um CUV (um SUV cupê) baseado na plataforma MQB A0, do Polo, entre setembro e outubro

Este modelo inédito pode ter sido revelado por um desenho feito durante um evento interno da Volkswagen do Brasil. A imagem foi divulgada por Jürgen Stackmann,  membro do conselho de administração da Volkswagen para vendas, marketing e pós-venda, no Twitter.

O desenho é, justamente, de um SUV cupê. A dianteira parece ter elementos do Polo e do T-Cross, enquanto a traseira é completamente diferente de qualquer carro da marca. O caimento acentuado do teto combina com o nome T-Sport, já registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Novo modelo é estratégico para a América do Sul, mas também será vendido na Europa Twitter/Reprodução

Quem assina o desenho é José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para a América Latina e responsável pelo projeto do CUV.

O Volkswagen T-Sport será posicionado abaixo do T-Cross. Para a hierarquia ficar clara, manterá o entre-eixos do Polo, de 2,56 metros – o T-Cross tem o entre-eixos do Virtus, de 2,65 m. Espaço interno será similar ao do Polo, porém com volume do porta-malas próximo aos 521 litros oferecidos pelo Virtus, fruto do balanço traseiro estendido.

Continua após a publicidade
  • É praticamente certa a utilização do motor três-cilindros 1.0 TSI turboflex de 128 cv e 20,4 mkgf, gerenciado por câmbio automático de seis marchas. O 1.6 MSI, naturalmente aspirado de 117 cv, pode compor as versões mais baratas, em configuração manual de cinco ou automática de seis marchas.

    Seus preços ficarão na faixa entre os R$ 70 mil e R$ 90 mil, disputando clientes com Nissan Kicks, Honda WR-V, Ford EcoSport e Jeep Renegade. O T-Sport deve ser apresentado ainda em 2019, mas as primeiras entregas só deverão acontecer no início de 2020

    Do Brasil para a Europa

    O Volkswagen Fox foi exportado do Brasil para a Europa durante anos. Foi um feito e tanto, mas o T-Sport será o primeiro projeto da marca concebido no brasileiro e produzido na Europa.

    Fábrica da Volkswagen em Navarra produz o Polo desde 1984 e deve fazer versão híbrida do T-Sport Divulgação

    A matriz alemã teria gostado tanto do projeto que decidiu produzí-lo também na Europa. Chefe global de operações da Volkswagen, Ralf Brandstätter, confirmou a boa aceitação do projeto. 

    A fábrica da Volkswagen em Navarra, na Espanha, hoje responsável por Polo e T-Cross, também assumirá a produção do SUV coupé compacto. O início da produção está previsto para 2021 e a imprensa espanhola já fala na possibilidade de uma versão híbrida para o modelo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade