A terceira geração do Nissan Murano foi vendida por dez anos sem atualizações significativas. Rumores até apontavam que o SUV seria descontinuado para dar mais espaço ao irmão maior Pathfinder. Estavam errados, pois a nova geração está pronta e com design totalmente irreconhecível que, entretanto, poderá se tornar o padrão na marca.
O formato da carroceria do SUV se mantém, mas o destaque fica para a frente, totalmente reformulada e com a nova linguagem visual da Nissan. Há uma grande grade, com leds nas extremidades e faróis afilados logo acima.
O perfil traz um vinco na parte inferior das portas, arcos de roda bem demarcados e molduras cromadas nas janelas que quase alcançam as lanternas. Por fim, o visual se completa com rodas de 20 polegadas com visual inédito, que podem ser trocadas por rodas de 21 polegadas opcionais. Essa foi uma das principais mudanças em relação ao modelo anterior, que utilizava rodas de aro 18.
O Nissan Murano não escapou e recebeu uma lanterna traseira iluminada de ponta a ponta da carroceria. Ele está acompanhado também de alguns vincos na tampa traseira, para-choque com aplique de cor diferente e nome do carro em destaque no centro.
Como do lado de fora, o interior está completamente irreconhecível. O SUV abandonou instrumentos mais antigos e recebeu duas grandes telas de 12,3 polegadas no painel, uma de infoentretenimento e outra de instrumentos digital. Há um cuidado maior com acabamentos em soft touch, além de um design mais atual e atraente.
O controle da transmissão agora está disponível em um botão, assim como o freio de estacionamento eletrônico. Ainda há muitos botões no console para controlar o ar-condicionado e outros sistemas, o que é bom. Bancos dianteiros agora têm aquecimento, ventilação e até mesmo um massageador embutido. O sistema de redução de ruído ativo foi melhorado e está disponível em todas as versões.
Para a variante mais cara, a Platinum, o SUV vem de série com alto-falantes assinados pela Bose, bem como um airbag central, que infla entre os bancos dianteiros para evitar uma colisão entre o motorista e o passageiro.
A Nissan também equipou o Murano com avançado sistema ProPilot Assist para versões mais baratas, com apenas controle de cruzeiro adaptativo. Variantes mais caras já estão equipadas com o novo ProPilot Assist 1.1, com função de manutenção de faixa e outros assistentes de segurança.
Para a tristeza dos puristas, o Nissan Murano não terá mais o motor V6 aspirado. Agora, ele está equipado com motor 2.0 VC-Turbo de quatro cilindros já usado em carros da Infiniti, submarca de luxo da empresa japonesa. A nova potência do motor é de 244 cv e 35,9 kgfm.
A transmissão agora é automática de nove velocidades, substituindo o antigo câmbio CVT. A tração é dianteira nas versão de entrada e todas as demais têm tração integral.
O início das vendas do Nissan Murano está previsto para o começo de 2025. Preços ainda não foram anunciados, mas, atualmente, o SUV está disponível à partir de US$ 38.740 (R$ 220.000).