Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segredo: picape “anti-Fiat Toro” da Ford será derivada da Volkswagen Tarok

Marcas terão desenvolvimento conjunto para utilitários, e projeto monobloco baseado na base MQB virá depois das novas Ranger e Amarok

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 21 mar 2019, 14h44 - Publicado em 11 fev 2019, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Picape Ford Intermediária será derivada da VW Tarok (Du Oliveira/Projeção/Quatro Rodas)

    A parceria entre Ford e VW está a todo vapor. Ao anunciarem a união, em junho de 2018, as empresas disseram que as sinergias aconteceriam nos veículos comerciais.

    Publicidade

    Em janeiro de 2019, durante o Salão de Detroit, o presidente de cada fábrica comunicou que, antes dos comerciais, os primeiros frutos seriam duas picapes (uma de cada marca).

    Publicidade

    Estamos falando das próximas gerações de Ranger e Amarok, que devem chegar em 2022 e serão desenvolvidas a partir da mesma base, no caso, vinda da Ford. 

    Continua após a publicidade

    Depois, seria a vez dos furgões VW Caddy/Ford Transit Connect e VW Transporter/Ford Transit Custom compartilharem as plataformas. Os primeiros seriam derivados da matriz VW MQB. Os outros teriam estrutura Ford.

    Publicidade
    Dentro do plano estratégico das fábricas, a próxima Ranger servirá de base para a nova Amarok (Ford/Divulgação)
    A expectativa é de que a picape da VW seja lançada em janeiro de 2022, enquanto a da Ford estreia em julho (Volkswagen/Divulgação)

    As empresas admitem que no futuro a parceria pode se aprofundar em outras áreas, como veículos elétricos e autônomos.

    Embora em Detroit os executivos tenham deixado claro que a aliança não dará origem a uma nova companhia, há quem considere que Ford e VW estão se comportando como noivos que decidem morar juntos, para experimentar a vida a dois, antes de oficializar o casamento.

    Publicidade

    No passado, VW e Ford foram sócias no Brasil e na Argentina, com a Autolatina (1987-1996), e em Portugal, com a Autoeuropa (1991-1999).

    Continua após a publicidade

    Se acontecer, a criação da “Automundo” ainda leva tempo, porém. No curto prazo, é possível identificar oportunidades mais imediatas que não foram abordadas na apresentação dos executivos.

    No mercado brasileiro, por exemplo, a Ford é forte no segmento de entrada com o Ka (que fechou 2018 com 28,3% do mercado), enquanto a VW tem o Up! (que ficou com 5,6% de participação).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A Ford está saindo de categorias como as dos hatches e sedãs médios, ao passo que a VW tem Golf e Jetta. E há ainda a possibilidade de compartilhamento de tecnologias

    Segundo uma fonte, painéis digitais parecidos com os de Polo e Virtus devem equipar Ka, Fiesta e EcoSport já nas próximas atualizações das linhas.

    Publicidade

    No caso das picapes, além da dupla Ranger e Amarok, a grande chave da parceria estaria na Tarok, picape intermediária que competirá no segmento da Fiat Toro, e que animou a Ford a retirar da gaveta seus planos para esse segmento.

    Continua após a publicidade
    VW Tarok deve chegar às lojas em 2020 (Volkswagen/Divulgação)

    Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a Tarok deve chegar ao mercado em 2020 e também utilizará a matriz modular MQB A, a mesma de Golf e Tiguan. Será produzida em São José dos Pinhais (PR).

    Sua versão Ford estrearia em 2023, mas ainda há um grande ponto de interrogação sobre onde seria produzida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.